O programa Ponto de Vista que irá ao ar no dia 1° de abril, quarta-feira, entrevistou o escritor Arnaldo Rubio, 82 anos. Autor do livro Eu Denuncio o Estado, revelou fatos ocorridos durante o período de 12 anos de internato, consequência de uma doença contagiosa.
Na época em que era portador de hanseníase, o escritor permaneceu internado dos 6 aos 18 anos, no sanatório Padre Bento em Guarulhos, onde hoje se encontra o Complexo Hospitalar com o mesmo nome. Arnaldo conta que naquele tempo o preconceito e a ignorância era muito grande. “O isolamento das pessoas infectadas era comparado ao tratamento de Hitler com os judeus”. Acreditava-se que a transmissão ocorresse através de picadas de insetos e não por vias respiratórias.
Outro tema abordado foi em relação a ausência de sua mãe, enquanto esteve internado, permaneceu muito tempo afastado dela, “essa ausência fez com que o sentimento de amor por ela diminuísse”. Isso ocorreu devido ao fato de não haver parlatório no hospital, motivo de não poder receber visitas. O escritor já considerou-se um homem rico, viveu de renda por muitos anos, mas chegou a perder tudo.
Com ambições de crescer profissionalmente, depois de curado, estudou inglês, exerceu a função de gerente de treinamento, onde obteve maiores informações e conhecimentos em relação à doença, já que convivia diariamente com os médicos e funcionários do hospital.
A TV Câmara é exibida pelo canal 7 (digital) e canal 98 (analógico) por meio da TV por assinatura da operadora NET. Também é possível assistir por meio da web TV, no endereço www.camaraguarulhos.sp.gov.br.