Em audiência pública que debate a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o secretário de Educação Moacir de Souza afirmou que a Pasta prevê um orçamento total de R$ 890 milhões para o próximo ano. O evento foi realizado nesta segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Guarulhos, com a presidência do parlamentar Dr. Laércio Sandes (PMN).
Moacir de Souza explicou que 50% do orçamento total da Secretaria serão destinados para pessoal e encargos, 40% para outros custeios e 10% para investimentos.
Entre os assuntos abordados durante a audiência pública, destaca-se a questão da erradicação de pombos em escolas públicas da cidade. O secretário foi questionado pelo vereador Guti sobre o tema. Moacir de Souza afirmou que encontrou uma maneira alternativa de espantar pombos das escolas por meio de um sistema com malha magnética que desorienta os animais, afastando-os.
“Em algumas escolas da cidade a situação estava muito crítica e insustentável. Esse novo sistema afastou essa praga urbana das 20 escolas que já estão com o equipamento instalado”, disse. Segundo secretário, a empresa contratada terá 24 meses para instalar todos os equipamentos e há garantia de cinco anos.
Moacir ressaltou também a instalação de kits tecnológicos nas salas de aula das escolas municipais. “Nós já temos cerca de 300 salas de aula com os kits tecnológicos instalados. Nesse ano, chegaremos a 750 salas de aula, que representa 50% do número total de salas. No ano que vem, as demais salas receberão os kits”, falou.
O secretário afirmou que a Pasta conta com 16 obras em andamento: 11 creches, quatro Centros de Educação Unificados (CEU) e uma escola que está sendo construída pela Proguaru. De acordo com o secretário, a construção de três quadras está em fase de licitação.