A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara de Guarulhos realizou na tarde desta quarta-feira (02) uma reunião para debater o projeto de Lei da Prefeitura de Guarulhos que isenta portadores de deficiência do pagamento da tarifa no transporte público municipal.
No encontro os vereadores Elmer Japonês (PSC), Laércio Sandes (PMN), Samuel Vasconcelos (PT), a secretária adjunta da Saúde Teresa Pinho de Almeida, a coordenadora do Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos, Alexandra Oniki além de portadores de necessidades especiais da cidade.
Os participantes analisaram o PL 2860/2015, de autoria da Prefeitura de Guarulhos, que altera a atual legislação e disciplina a concessão de bilhetes gratuitos no transporte público. O principal ponto levantado durante a reunião foi o fato de que alguns CID’s (Classificação Internacional de Doenças) deixaram de ser contemplados no projeto e outros foram incluídos de forma desnecessária: “na atual proposta o gago tem direito ao benefício. Os critérios precisam ser revistos”, afirmou o parlamentar Laércio Sandes (PMN).
Alguns moradores também reclamaram do projeto de Lei determinar uma pessoa específica como acompanhante, o que pode prejudicar caso o escolhido não possa fazer o acompanhamento em alguma situação específica: “precisamos rever esta parte da legislação para o benefício da população”, declarou Teresa Pinho de Almeida.
O presidente da Frente, Vereador Elmer Japonês (PSC) demonstrou preocupação em as possíveis mudanças no projeto serem vetadas pelo Prefeito. Desta forma, o líder de governo Samuel Vasconcelos (PT) achou mais prudente realizar uma nova reunião com algum representante da secretaria de Trânsito e Transportes: “já encontrei em contato com a pasta e agora só vou aguardar a liberação da agenda no secretário para que possamos realizar uma nova reunião”, afirmou o petista.