Parlamentares de diferentes siglas partidárias sugeriram na sessão parlamentar desta quinta-feira, 17, a mudança do horário dos trabalhos da Câmara Municipal com o propósito de proporcionar a participação popular durante as sessões. Caso a proposta encabeçada pelos vereadores Edmilson Americano (PHS), Jô Ribamar (DEM) e Marcelo Seminaldo (PT), ela deixaria de acontecer a partir das 14h.
Para que esta sugestão possa ganhar força na Casa de Leis do município, o representante do PHS afirmou que pretende reunir os demais parlamentares para discutir o assunto. De acordo com Americano, é fundamental a participação da população nos trabalhos realizados pelos vereadores. Neste caso, as sessões seriam realizadas em período noturno.
“Eu sempre defendi esse tema na Casa. Você tem a possibilidade real da participação das pessoas na Câmara. A maioria das pessoas trabalham no horário diurno e não é um horário primitivo, além dela não estar proibida de vir. E se quiser vir acompanhar a votação de algum tema relevante terão essa possibilidade. Estamos conversando com os demais colegas para que possamos conseguir a maioria e mudar o horário mais uma vez”, explicou o vereador.
Vereadora suplente dos Democratas no Poder Legislativo em substituição ao licenciado Daniel Soares, Jô Ribamar, endossa a sugestão de mudança no horário das sessões parlamentares. Ela classifica como de fundamental importância a participação popular nas decisões proferidas pelos vereadores eleitos para ocupar as cadeiras disponíveis na Câmara Municipal para cumprimento de mandato de quatro anos.
“É importante a mudança por que o povo quer participar das sessões parlamentares. E o povo precisa e é necessário participar. Muitas vezes caminhando na rua, as pessoas perguntam se as sessões são no horário da tarde para esconder as votações deles. Muito pelo contrário. Com a alteração, irá proporcionar a participação da população durante os trabalhos”, encerrou a parlamentar democrata.