A Comissão de Educação, Esporte, Lazer e Turismo está organizando uma audiência pública para debater a volta do campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para a região do Pimentas. A realização da audiência foi debate na reunião ordinária da Comissão nesta quinta-feira (8), com a participação dos parlamentares Prof. Rômulo Ornelas (PT) e de Luiz Matogrosso (PP).
Prof. Rômulo explicou que, depois de dois anos, o campus da Unifesp retornará para o local de origem no Pimentas e a Comissão vai debater o assunto com a sociedade, com a diretoria da Unifesp, com alunos e professores. “Sabemos que a Unifesp é uma conquista dos movimentos sociais de Guarulhos”, destacou.
A audiência está marcada para o dia 10 de novembro, às 19 horas, no plenário da Câmara. Prof. Rômulo ressaltou ainda que é importante debater o assunto. “Há uma visão um tanto preconceituosa de que a universidade tem que estar em locais de elite. Mas, as universidades precisam estar nos locais que precisam delas”, falou o vereador.
Os parlamentares também começaram a analisar o PL 173/2009, de Guti (PV), que institui a obrigatoriedade de todas as escolas usarem água filtrada para fazer a merenda escolar. Na justificativa do projeto, o autor sugere que as caixas d’água das escolas não são limpas no período correto, assim a Comissão decidiu questionar o autor para saber se há alguma análise técnica comprovando que as limpezas não são feitas de seis em seis meses. “Se não são limpas, precisamos fiscalizar e saber o motivo. A vigilância sanitária precisa fazer essa fiscalização também”, destacou.