Política

Irmão de vereadora do PT preso em Prudente já foi assessor de Almeida

Gilmar Bernardes, irmão da vereadora do PT de Guarulhos, Genilda Bernardes, preso nesta quinta-feira em Presidente Prudente acusado de desvio de verbas parlamentares voltadas para a saúde, já foi assessor do atual prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), quando ele era deputado estadual até 2008. Após este período, ele se manteve ligado ao deputado estadual Alencar Santana, também do PT, eleito pela primeira vez em 2010. 
 
Conforme foi divulgado na coluna Conectado do jornalista Ernesto Zanon desta sexta-feira, Gilmar Bernardes já teve também cargo comissionado na Câmara Municipal, em 2009. Era assessor no gabinete do suplente de vereador Romulo Ornellas, que assumiu o cargo naquela ocasião. E esteve também na Casa de Cultura Projeto Acreditar Pimentas, região onde o parlamentar tem sua base eleitoral.
 
Bernardes também atuava nos bastidores políticos como articulador de Almeida, no tempo em que ele ainda era deputado estadual, tendo cargo como assessor na Assembleia Legislativa. Com bom trânsito no interior do Estado, o irmão de Genilda facilitava o acesso em regiões novas para os guarulhenses, como Jaú e Pontal do Paranapanema, onde fica a região de Presidente Prudente, segundo informou a coluna. 
 
“Dentro do PT, pelo bom trânsito que tinha no interior de SP, Bernardes era considerado bastante eficiente. Tanto que é tido como o responsável pelos votos obtidos por Almeida fora de Guarulhos em suas duas campanhas para deputado estadual. Com o sucesso tanto em 2002 como em 2006, o atual prefeito garantiu que Alencar mantivesse o mesmo articulador em suas andanças pelo interior.  Candido Vacarezza, o deputado federal que já aparece nas investigações da Polícia Civil, fecha o elo com os dois políticos de Guarulhos, com quem sempre manteve parcerias nem só em tempos de eleição”.
 

Posso ajudar?