Neste último final de semana, mais 14 partidos definiram seus representantes na corrida eleitoral para os poderes Executivo e Legislativo. Na semana passada, outras 12 legendas já haviam definidos os nomes que irão para a disputa de 2 de outubro nas convenções, iniciadas no dia 22 com o PR, capitaneado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Paulo Carvalho.
Devem disputar a Prefeitura os seguintes candidatos: Elói Pietá (PT), Carlos Roberto (PSDB), Gustavo Guti (PSB), Fausto Miguel Martello (PSD), Jorge Wilson (PRB), Eli Corrêa Filho (DEM), Nefi Tales Filho (PPL), Wagner Freitas (PTB) e Edson Albertão (PSOL).
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) as agremiações políticas têm até esta sexta-feira, dia 5, para definirem suas chapas e alianças para a disputa deste ano. Das 35 legendas partidárias existente no país, 30 delas já passaram por este processo em Guarulhos. As exceções ficam com o PTdoB, que marcou sua convenção para esta quinta-feira, 4, (PSTU, PCB, PCO e Novo), que ainda não definiram suas respectivas participações nesta eleição.
Diante deste cenário, o município conta com a definição de nove candidaturas para a disputa da sucessão do prefeito Sebastião Almeida (PT) no Paço Municipal. Com o desgaste da sigla em função da Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal, o PT encontrou uma solução caseira para tentar se manter por mais quatro anos no Bom Clima. O ex-prefeito Elói Pietá será o candidato e terá a companhia do vereador e ex-secretário de Educação, Moacir Souza (PT) em sua chapa.
Também sem compor coligação com qualquer outra agremiação política, o PSDB lançou mais uma vez a candidatura do empresário Carlos Roberto neste domingo, 31. O vice-prefeito na chapa é o advogado tucano José Winter. O evento contou com a presença do senador José Anibal (PSDB), além dos postulantes a uma uma das 34 cadeiras na Câmara Municipal.
O PSB de Guti formalizou a dobrada com o advogado Alexandre Zeitune, que representa a Rede Sustentabilidade. O vice-governador Márcio França (PSB) prestigiou o evento. Caminhando na mesma direção que PT e PSDB, o PTB do ex-secretário de Esportes, Wagner Freitas, anunciou sua irmã Magna Freitas para compor sua chapa. No PPL, a alternativa encontrada pela legenda foi a de lançar Néfi Tales Filho, encabeçando a candidatura majoritária, ao lado do ex-deputado federal Gerson Marcondes. O PSOL aposta suas fichas no ex-vereador Edson Albertão e seu presidente Anselmo Pires.
O PSD de Fausto Miguel Martello, em convenção realizada no Parque do Povo, no Taboão, também neste domingo, confirmou o nome dele a prefeito com o ex-prefeito Jovino Cândido (PV) como vice. Na semana passada, o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM) já tinha realizado sua convenção, que o confirmou na disputa para prefeito. O nome do vice deve ser do sindicalista José Pereira (PDT), apesar de ainda não haver esta confirmação, já que o partido poderá indicar outro nome. Outros seis partidos, todos ligados a atual administração de Almeida, estão na aliança em torno do democrata.
Jorge Wilson (PRB), em convenção realizada sábado, teve o nome confirmado para prefeito com a ex-vereadora Adriana Rifai (PMN) como vice.