Guarulhos ostenta a marca de segunda cidade do Estado de São Paulo com maior número de denúncias eleitorais realizadas durante o período de campanha dos candidatos a prefeito e a vereador. O município só está atrás da Capital, que recebeu 860 denúncias em 40 dias.
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo recebeu neste processo de campanha eleitoral 309 denúncias de irregularidades cometidas pelos postulantes ao Poder Executivo e Legislativo de Guarulhos. Este índice representa 4,2% do total de denúncias recepcionadas pelo órgão em todo estado. O TRE-SP recebeu pouco mais de 7600 questionamentos sobre a conduta dos políticos, por meio do sistema Pardal.
Entre as reclamações, a irregularidade na veiculação das propagandas por diversas maneiras é a que lidera o ranking. Esta ação foi denunciada em 228 oportunidades. Crimes eleitorais (33), outros (23), compra de votos (15), uso da máquina pública (9) e irregularidade no gasto eleitoral ou doação (1). Estes dados fornecidos pelo TRE-SP são generalizados entre as campanhas dos nove candidatos a prefeito e os quase 1200 a vereador.
As denúncias cresceram quase 3500% desde a primeira parcial publicada pelo GuarulhosWeb em agosto deste ano. Naquela ocasião, o TRE-SP havia computado apenas nove reclamações. No entanto, o órgão não revelou quais candidatos foram delatados e tampouco os locais indicados por haver as possíveis irregularidades no processo de divulgação de campanha eleitoral. O encerramento das campanhas eleitorais se encerra no próximo dia 30.
As denúncias de propagandas veiculadas por meio de outdoor, placas, cartazes, banners, faixas, pichações e inscrições a tinta e assemelhados, que ocorram em vias públicas, bens públicos, cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, pontos de ônibus etc, ou aquelas feitas em bens particulares que contrariem a legislação podem ser formalizadas por meio de aplicativos ou pelo site do TRE. Os dados do denunciante são mantidos em sigilo, não sendo aceitas denúncias anônimas. Deve ser anexada fotografia.