Diferente de PT e PSDB, que já definiram o que fazer neste segundo turno das eleições municipais, PTB, PSD e PRB ainda não se manifestaram sobre qual candidato irão apoiar. Guti (PSB) com 34,54% e Eli Corrêa Filho (DEM) com 22,38% dos votos válidos, no primeiro turno, disputam o controle do Governo Municipal, que atualmente pertence ao petista Sebastião Almeida (PT).
Nesta terça-feira, a executiva municipal do Partido dos Trabalhadores negou apoio a qualquer um dos dois postulantes. A posição petista foi divulgada durante a sessão parlamentar da Câmara Municipal, pelo vereador reeleito Edmilson Souza (PT). O PT conta para a próxima legislatura com a maior banca de parlamentares daquela Casa de Leis com sete vereadores. Além do ex-secretário de Cultura, foram eleitos pela sigla – Genilda Bernardes (PT), Janete Pietá (PT), Zé Luiz (PT), Rômulo Ornelas (PT), Maurício Brinquinho (PT) e Marcelo Seminaldo (PT).
Ja o PSDB, que teve no pleito eleitoral o empresário Carlos Roberto como seu representante, decidiu, por meio de sua executiva municipal, apoiar o ex-vereador Guti. No entanto, da mesma forma que os petistas, o vereador Geraldo Celestino (PSDB), que não conseguiu a reeleição, já havia manifestado seu posicionamento a favor do pessebista. Os tucanos serão representados na Câmara nos próximos quatro anos por Gilvan Passos (PSDB) e Lauri Silva (PSDB).
A reportagem do GuarulhosWeb procurou o candidato do PSD, Fausto Martello, que preside a legenda no município, via assessoria de imprensa, para saber qual o seu posicionamento em relação aos dois candidatos que estão no segundo turno. Entretanto, ele preferiu não se manifestar e tampouco revelou se existe a possibilidade real de apoiar algum dos postulantes.
O cenário em relação ao PRB, que contou neste pleito com o deputado estadual Jorge Wilson, e o PTB, de Wagner Freitas, ex-secretário de Esportes do atual prefeito Sebastião Almeida (PT), é o mesmo que o do PSD. Juntos, os candidatos Carlos Roberto, Fausto Martello, Jorge Wilson e Wagner Freitas somam 22,85% dos votos válidos.