Política

Na reta final, Eli intensifica ataques contra Guti

Como já era de se prever, os últimos dias de campanha deste segundo turno da campanha eleitoral para prefeito de Guarulhos estão sendo marcados por ataques, a maior parte sem fundamento, que partem de aliados do candidato Eli Corrêa Filho (DEM) contra Guti (PSB). São panfletos com ataques pessoais, assinados pelo DEM, outros – com montagens toscas e inverídicas – sem assinaturas, jogados aos milhares nas ruas da cidade, na calada da noite, e também enviados por mensagens de WhatsApp. 
 
O próprio Eli, durante o último debate com Guti, nesta sexta-feira, no G1,usou boa parte de seu tempo para desferir ataques pessoas contra seu adversário, que aparece em todas as pesquisas de opinião publicadas até aqui com larga vantagem. Sem apresentar qualquer prova, o democrata questiona a responsabilidade de Guti em um acidente automobilístico ocorrido há mais de dez anos. O peessebista se defendeu, citando – embasado em uma decisão da Justiça – que foi uma das vítimas do acidente. Houve, inclusive, um panfleto distribuído por toda a cidade, assinado por DEM, partido que Eli é presidente, afirmando que ele seria o culpado por uma morte. 
 
Dez dias antes a campanha de Eli já tentava responsabilizar Guti pela morte de 14 crianças no Hospital Municipal da Criança em 2011, quando o então vereador não assinou – assim como outros 26 parlamentares, diversos que hoje apoiam o democrata – um requerimento para a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito na Câmara Municipal. Os ataques sem qualquer relação com a verdade figuraram em panfletos e em páginas de jornais, que estariam aliados a Eli. Sem relação com a verdade, os ataques caíram no esquecimento. 
 
O mais recente ataque contra Guti, nesta sexta-feira, talvez tenha sido a maior aberração desta campanha eleitoral. Milhares de panfletos foram espalhados pela cidade com uma capa falsa da revista Veja, onde aparecia o candidato do PSB junto a dois rapazes em uma rua da periferia, ao lado de um carro oficial da Câmara, em tese, consumindo drogas. No entanto, em poucas horas, a verdade veio à tona: tudo não passou de uma montagem malfeita. As fotos originais, usadas para a montagem, foram publicadas nas redes sociais, denunciando a armação feita por defensores dos adversários de Guti.  
 
No debate do G1, Eli – diversas vezes – chamou Guti de mentiroso,  com ataques baseados em alguns fatos relacionados à vida legislativa do adversário, como ausência em determinadas votações. Guti retrucou todos os ataques, sempre chamando o adversário para um debate de ideias. 
 
Na última pesquisa eleitoral deste segundo turno, divulgada nesta sexta-feira pelo GuarulhosWeb, Guti aparece com 82,82% dos votos válidos, contra 17,18% de Eli. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número 03654/2016, realizada pelo Interativa Pesquisas, sob encomenda do GuarulhosWeb. A margem de erro é de 4.0 para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. Foi realizado entre os últimos dias 24 e 26, quando 600 eleitores foram ouvidos proporcionalmente de acordo com as zonas eleitorais nos mais diversos bairros de Guarulhos.
 

Posso ajudar?