Política

Guti diz que saída do PT da Prefeitura abre novas perspectivas para Guarulhos

Dos corredores do parlamento guarulhense ao gabinete do Paço Municipal. Este foi o caminho percorrido por Gustavo Henric Costa, 31 anos, popularmente conhecido como Guti (PSB), eleito neste domingo, 30, prefeito da cidade de Guarulhos. No legislativo desde 2008, em dois mandatos, sempre deixou claro que a pouca idade nunca foi problema para ele.
 
De acordo com o prefeito eleito, o ingresso no mundo político surgiu do incentivo de amigos na escola, que apontavam certa vocação para a área. Os primeiros passos foram dados a partir de defesas de ideais de um grupo estudantil formado entre eles junto a professores e coordenadores nos tempos de faculdade, na Fundação Álvares Penteado, em São Paulo, onde se formou em Direito. A postura o fez se tornar líder daquele ambiente.
 
Ser reconhecido apenas como liderança não o contentava, até porque Gustavo Henric acredita que existe apenas uma maneira de desmistificar a imagem criada da população em relação aos políticos no País. "O principal desafio, quase que diário, é mostrar a minha diferença aos políticos em geral. Minha profissão está estereotipada com uma péssima imagem e a população acaba generalizando", disse.
 
Com apenas 31 anos, Guti garante que a pouca idade não atrapalha o seu relacionamento com seus colegas e tampouco coloca em xeque sua credibilidade.  "Perante as raposas mal intencionadas sim, mas tenho a sorte de conviver com pessoas com mais idade que eu e, graças a Deus, com o único intuito de tornar a nossa cidade melhor para todos. Sendo responsável, honesto, sério, comprometido e principalmente não traindo as convicções dos bons cidadãos", ressaltou.
 
O seu primeiro mandato começou como vereador pelo PMDB em 2008 aos 23 anos. Na sequência foi reeleito pelo PV no ano de 2012. Sempre teve como grande desejo mudar o conceito popular sobre os políticos que os representam nas diferentes esferas.
"Mostrar a diferença, romper com o estereotipo do político atual e dar o bom exemplo aos mais jovens, mostrando que a política é um espaço digno a todos, sem qualquer tipo de barreira, porém, o meu maior desejo é no futuro ver políticos mais comprometidos com bem comum, e se possível ter influenciado um destes jovens aspirantes à vida pública".
 
Essa mudança conceitual passa por uma meta que ele traçou e que pode se tornar realidade a partir de agora, como prefeito eleito. "Isto é um sonho mesmo daqueles que não são de nossa cidade. Para mim que vivo constantemente a cidade, dos bairros até o centro, e vendo a população não ter a resposta devida pelo poder executivo, acredito que seria uma ótima oportunidade em provar que Guarulhos pode ser melhor para todos", declarou.
 
Opositor do atual governo do prefeito Sebastião Almeida (PT), o representante do PSB crê que a principal mudança a ser realizada na cidade está na saída do Partido dos Trabalhadores, que governa o município há 16 anos. Em 2013, Guti ocupou o principal espaço de oposição ao PT, quando passou a liderar os movimentos contra o aumento do IPTU em Guarulhos. 
 
"Sinceramente, Guarulhos inicialmente precisava se distanciar de governos petistas, que já provaram aqui e em outras esferas que eficiência não lhes cabe. Precisamos do fim das promessas não cumpridas, mas principalmente do fim dos interesses pessoais muito enraizados em nossa cidade", encerrou.
 

Posso ajudar?