Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), será o prefeito mais jovem de Guarulhos, ao ser eleito neste domingo com a maior votação da história eleitoral do município com 481 541 mil votos (83,5% dos votos válidos), o maior percentual deste pleito municipal em todo País. No entanto, ele admitiu estar surpreso com os dados alcançados e afirma estar preparado para as futuras cobranças.
“Pessoalmente é um sonho, estou vivendo um sonho, e não imaginava essa votação. Eu entrei no pleito para ganhar, mas a gente não esperava essa tremenda votação. Mas mais que a votação, porque às vezes o número pode ser gelado, o carinho, o calor que a gente recebe nas ruas, isso é surreal. A gente sabe que esse apoio vai virar cobrança e estou preparado”, admitiu Guti, prefeito eleito para substituir o atual mandatário do Poder Executivo, Sebastião Almeida (PT).
Apesar de reconhecer a cobrança existente em virtude da expressiva votação, o representante do PSB entende que a melhor alternativa para iniciar a recuperação dos serviços públicos na cidade é a restabelecer o funcionamento dos equipamentos, em diversos setores, já existentes e que necessitam de melhorias em sua infraestrutura.
“Como falei a campanha inteira, nós vamos fazer funcionar aquilo que já temos. Ainda é muito prematuro falar em novas construções. Temos 68 UBSs aqui em Guarulhos e muitas delas com falta de profissionais, temos as UPAs Cumbica e Jardim Paulista, inauguradas há um ano, mas não estão funcionando porque não tem material humano”, explicou o prefeito eleito.
Além de evidenciar sua proposta para os primeiros meses de mandato, que se inicia no dia 1º de janeiro, Guti citou a inacabada obra do Trevo de Bonsucesso e aventou a possibilidade de trazer para o município políticas adotadas pelo Governo do Estado, como a implantação de AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades).
“Temos o Trevo do Bonsucesso que já foi inaugurado três vezes e não tem nem 50% das obras concluídas. Quando a gente fala em Governo do Estado, aí sim, esses novos investimentos como na saúde, trazer um AME para Guarulhos e assim vai depender única e exclusivamente do Governo do Estado para que a gente possa ter novos equipamentos”, concluiu.