Sem nenhuma representação na Câmara Municipal, o PDT trabalha para compor seu quadro para a disputa do próximo pleito eleitoral em 2018, que elege governadores e deputados estaduais e federais. Segundo Armando Matos, presidente da sigla em Guarulhos, nomes como o do ex-prefeito Sebastião Almeida (PT), do ex-vereador Edmilson Americano (PHS), e de Eduardo Soltur (PSD), atual presidente do parlamento guarulhense, interessam a legenda para a corrida ao Congresso Nacional.
Armando Matos, que durante a gestão de Almeida ocupou a posição de secretário de Assuntos Legislativos, revelou que o PDT está aberto a conversas e que o partido deve lançar quatro candidaturas para deputado estadual e outras três para deputado federal.
“O Federal que vier pra cá eu dou 15 cidades do Alto Tietê com chapa pura. Não é só o Almeida que quer vir pra cá. Tem o Soltur que quer vir a Federal e não sabe se fica onde está, tem o Americano que não sabe se fica lá. Hoje o PDT é uma boa alternativa por que vamos ter candidato à presidência, que será o Ciro Gomes e governador do estado, que será o Gabriel Chalita”, explicou o presidente do PDT .
Além dos nomes já mencionados, existe a possibilidade do deputado estadual Gileno Gomes, que atualmente está no PSL, e a ex-vereadora Verinha Souza, que no atual governo de Guti (PSB) responde pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres, de concorrer a uma vaga para a Assembleia Legislativa pela legenda, que tinha o sindicalista José Pereira como referência até o ano passado, quando disputou como vice na chapa derrotada de Eli Correa Filho à Prefeitura.
“O Gileno se elegeu em uma coligação composta por seis partidos. Hoje, ele sozinho na chapa do PSL não faz ninguém, porque o PSL fez 50 vereadores em todo estado de São Paulo e não tem nem como formar uma chapa que precisa de 110 candidatos. Nós temos a coordenação do PDT no Alto Tietê e posso ofertar isso para a dobrada”.
No entanto, o parlamentar do PSL que representa Guarulhos na Assembleia Legislativa afirmou que são boatos gerados em função da reforma política, que prevê o fim das coligações partidárias. “Não estou sabendo dessa história. Esses rumores aparecem por causa da reforma eleitoral, mas de qualquer maneira o PSL é um partido pequeno que pode eleger qualquer pessoa”, explicou Gileno.
Já o ex-vereador Edmilson Americano, que apesar da expressiva votação não conseguiu sua reeleição, afirmou que recebeu o convite do PDT, mas que não tem nada concreto em relação à possibilidade de mudar de partido. Na mesma linha, Soltur descartou qualquer troca partidária dele neste momento. O ex-prefeito Sebastião Almeida não foi encontrado para comentar o assunto.