Nesta quarta-feira (31), o secretário de Segurança Pública, Gilvan Passos, afirmou que a Prefeitura estuda a viabilidade para contratação de 200 Guardas Civis Municipais (GCM), durante audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias, na Câmara de Guarulhos. Ao todo, a GCM possui um efetivo de 790 servidores, divididos em quatro turnos de trabalho. O desafio é aumentar o orçamento de R$84 milhões, já que 90,5% está comprometido com a folha de pagamento.
A Secretaria possui 103 viaturas, mas devido a dificuldades financeiras muitas ficam paradas por falta de combustível. O vereador João Dárcio (PODE), ex-secretário de Segurança Pública de 2009 a 2012, disse que a melhor alternativa para ampliar o orçamento da Pasta é fomentar o Fundo Municipal de Segurança e buscar emendas parlamentares.
A vereadora Carol Ribeiro (PMDB) usou a tribuna para questionar a implantação da Lei Patrulha Maria da Penha e pedir um reforço das rondas nas imediações do Complexo Esportivo João do Pulo, no Bela Vista. O secretário reconheceu que há depredações no local e disse que é difícil atender toda demanda da cidade, em função do aumento dos arrastões de madrugada nos velórios da cidade. “Nosso cobertor é curto”, lamentou Passos.