O cadastramento biométrico obrigatório para os eleitores de Guarulhos se encerra no dia 23 de março e 38,7% dos guarulhenses aptos a votar ainda não compareceram aos postos autorizados para procurar pelo serviço. Após o prazo estabelecido, o leitor está sujeito a cancelamento do título de eleitor.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Guarulhos é o segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 926.177 eleitores. Deste total, até a tarde de segunda-feira (5), foram registrados 567.784 cadastros biométricos.
Sem o cadastramento o eleitor pode ser impedido de tirar o passaporte e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial, tomar posse de cargo público e obter empréstimo em bancos públicos.
Quem ainda não se cadastrou deve procurar a Justiça Eleitoral. Apesar da obrigatoriedade o TRE avalia que uma parte desse eleitorado não irá comparecer porque reside em outras cidades ou no exterior.
Para procurar o serviço o eleitor não precisa realizar o agendamento, mas está sujeito a filas. É possível encontrar mais informações neste site. Para agendar acesse o site.
O eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência com no máximo três meses de emissão e, se tiver, o título eleitoral.
A biometria se tornou obrigatória no município em 10 de julho de 2017. Atualmente 82 municípios exigem o cadastramento. A meta é que até 2022 todos os eleitores do Brasil sejam cadastrados.