Política

No PSD, Guti atrai nove vereadores para o partido e cria maior bancada na Câmara 

Com o fim da janela partidária e prazo para filiações visando as eleições de outubro, caso elas não sejam adiadas, Guarulhos tem um novo mapa político.

O prefeito Guti, que deixou o PSB nesta semana e ingressou no PSD, levou com ele nove vereadores com mandatos na Câmara Municipal, constituindo agora a maior bancada na Casa. O PT, que tinha o maior número de parlamentares, com oito eleitos em 2016, agora tem sete. O DEM, que elegeu 5, perdeu o maior número e figura com apenas um. O PSB, que elegeu Guti em 2016 e tinha quatro nomes, ficou com dois vereadores na Casa de Leis.  

Com as mudanças, começa-se a desenhar com maior clareza como será a disputa das próximas eleições, em que o prefeito Guti se consolida com uma base fortalecida, rumo à sua reeleição. Em seu novo partido, o PSD, estão agora os vereadores Ramos da Padaria, Romildo Santos, Tiago Surfista, Lauri Rocha, Luís da Sede, Serjão Inovação, Eduardo Soltur, Gilvan Passos e Alexandre Dentista.  

Estão entre os aliados também João Dárcio (Podemos), Lamé Smaili (MDB), Paulo Roberto Cecchinato e Betinho Acredite (PTB), Wesley Casa Forte e Toninho da Farmácia (PSB), Pastor Anistaldo e Geraldo Celestino (PSC), Dr Eduardo Carneiro (Cidadania), Professor Jesus, o presidente da Câmara (Republicanos), Acácio Portela, Sérgio Magno e Sandra Gileno (Patriotas). Eduardo Barreto deixou o PCdoB e está no Pros, declarando-se pré-candidato a prefeito. 

O PT, maior oposição ao prefeito, manteve Rômulo Ornelas, Marcelo SeminaldoGenilda Bernardes, Janete Pietá, Maurício Brinquinho, e José Luiz. Edmilson Souza migrou para o PSOL. Ainda no grupo de opositores podem se somar Laércio Sandes (DEM), além de Carol Ribeiro, Rafa Zampronio (PSDB) e Moreira (PSL).  

Não têm representantes na Câmara o PP, PTC, PRTB, DC, Avante, PMB, PCO, PCdoB, PDT, PMN, PV, PSTU, PCB, PL, Novo, Rede, UP e Solidariedade.  

 

Posso ajudar?