Dados divulgados diariamente pelo Governo do Estado, por meio do site do Seade, que mantém atualizados informações sobre o Covid-19, confirmam que a região SP Leste, que compreende os municípios do Alto Tietê, onde está Guarulhos, tem condições de avançar à fase 3 (Amarelo) do Plano São Paulo. As regras determinam as regiões que podem ou não flexibilizar a reabertura de diversos segmentos de comércio e serviços. A tese é defendida pelo prefeito Guti (PSD), que vem criticando abertamente a decisão do governador João Dória (PSDB), que manteve o Alto Tietê na fase 2, impedindo a reabertura de restaurantes.
Para complicar ainda mais a situação, a Procuradoria Geral de Justiça do Estado conseguiu, junto ao Tribunal de Justiça, uma liminar contra o município de Guarulhos, fazendo com que a cidade na fase 2 fechasse desde a última sexta-feira salões de beleza e igrejas, reabertos desde o dia 12 por meio de decreto municipal, além de restringir a apenas quatro horas o período de abertura de estabelecimentos comerciais e shoppings.
O Seade mostra que a região Grande SP Leste (Alto Tietê) conta com 58,0% de leitos de UTI voltados para Covid-19 ocupados. Leitos clínicos são 51%. O número de internações novas, nesta terça-feira, dia 7, era de 73, queda de 3,7% na variação semanal. Já a região Sudeste (ABC), tem 57,5% de leitos de UTI ocupados, praticamente igual ao Alto Tietê, além de 45,6% na enfermaria. A variação de novas internações na semana é de –7,1%. O Município de São Paulo, que aparece como uma só região, tem número piores. A lotação de UTIs chega a 66% e de enfermarias 58,2%. A variação de novas internações na semana tem alta de 1,7%.
Baseados nestes critérios, que são usados para traçar uma média geral para o Governo do Estado decidir os municípios que avançam ou não de fase, a região que está incluída Guarulhos apresenta índices melhores ou idênticos aos de São Paulo e cidades do ABC, que avançaram à fase 3 e tem maior liberdade para avançar na flexibilidade econômica.
Para o prefeito Guti, há evidente incoerência por parte do Governo do Estado em prejudicar Guarulhos e sua população ao manter a região na fase 2 Amarela. Ele lembra que a cidade tem mais de 40 quilômetros de limite com outros municípios, o que facilita a saída e entrada de pessoas e o contato com pessoas mais infectados com o coronavírus. “Enquanto Guarulhos tem 552 casos confirmados de Covid-19 a cada 100 mil habitantes, a Capital tem 1.124 casos, mais do que o dobro. Isso significa dizer que um guarulhense, ao ir até São Paulo para utilizar comércios e serviços fechados aqui, tem o dobro de chances de se infectar com o coronavírus”, aponta.