Um movimento organizado por partidos que são oposição à administração do governo Guti em Guarulhos pode tentar barrar a aprovação de empréstimo de R$ 516 milhões que a cidade busca junto à CAF (Corporação Andina do Fomento) ou Banco de Desenvolvimento da América Latina. O projeto já tramitou por todas as esferas necessárias do governo federal e precisa apenas do aval do Senado para ser liberado para o município.
O dinheiro será utilizado para realização de obras do Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do rio Baquirivu, beneficiando diretamente mais de 300 mil guarulhenses. O projeto inclui construção de reservatórios, recuperação de áreas de várzeas, com implantação de parque linear, arborização, passeio público, ciclovia, pista de corrida e mobiliário urbano, ampliação da foz do córrego Cocho Velho, melhoria de vias urbanas e ampliação dos corredores viários.
No entanto, com o objetivo de prejudicar a administração municipal e tirar proveito eleitoral, grupos ligados a partidos de oposição articulam para que os senadores reprovem o projeto ou o retirem de votação nesta quarta-feira. Desta forma, adiariam o início das obras, que são fundamentais para beneficiar a população.
O projeto tem o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, que nesta terça-feira publicou um despacho para que o Senado Federal vote o pedido de empréstimo nesta quarta-feira.