Na noite desta quinta-feira, 29/10, no auditório da Fig-Unimesp, em parceria com a TVT e a Rádio Brasil Atual, o UOL transmitiu debate com candidatos à Prefeitura de Guarulhos. Foram dois blocos com quatro prefeituráveis em cada um deles. Dos 11, portanto, oito participaram. A noite reuniu promessas em diversas áreas, porém os temas de saúde e habitação foram os mais acionados, além das críticas à ausência do prefeito Guti no evento.
Jovino (PV) e Rodrigo Tavares (PRTB) não foram convidados sob alegação de que seus partidos não possuem representatividade no Congresso Federal, tendo em vista que as respectivas siglas não atingem o número de cinco parlamentares em Brasília. A organização, com o benefício da escolha, optou por não chamá-los. O prefeito Guti, embora convidado, teve compromisso oficial em Brasília e não participou.
Na primeira transmissão, participaram Elói Pietá (PT) Fran Corrêa (PSDB) Sandra Santos (PDT) e Adriana Afonso (PL). Na segunda parte estiveram presentes Wagner Freitas (PTB) Eduardo Barreto (PROS) Professor Auriel (PCdoB) e Simone Carleto (PSOL).
Elói Pietá definiu a saúde como o maior problema da cidade e afirmou que vai retomar a gestão de hospitais e UBS para o setor público, além de ampliar o número de médicos e exames. Ele lembrou que na sua época de prefeito, entre 2001 e 2008, contratou 350 médicos. Na mesma linha, Fran Correa prometeu trazer para Guarulhos o Hospital da Mulher, voltado para tratar única e exclusivamente de questões de saúde feminina.
Sandra Santos defendeu bom diálogo com governos estadual e federal para sanar as deficiências da cidade. A candidata do PDT pretende, com parcerias, mapear regiões de risco e preservação ambiental em Guarulhos e regularizá-las.
Adriana Afonso defendeu a instalação de câmeras de segurança em pontos importantes da cidade, inclusive na periferia. “O nosso plano é união das forças de segurança, inclusive com a GCM. Nós precisamos de mais funcionários, precisamos valorizar e armar esses funcionários”, disse a candidata.
O vereador Eduardo Barreto prometeu que, se eleito, vai aderir o “Saúde na Hora, que adere carga horária de 60 horas semanais nas UBS e dobra a renda oriunda do governo federal destinada para administrar as unidades de saúde. Barreto garantiu que vai “pegar uma máquina e abrir o acesso do aeroporto e o viaduto de retorno antes do trevo”.
Simone Carleto afirmou que pretende criar programas habitacionais com mutirões para baratear a construção de moradias e um projeto de formação profissional com cursos e colocação no mercado de trabalho. Sobre o mesmo tema, Professor Auriel disse que vai implementar um sistema que retira famílias em vulnerabilidade social de áreas de risco e beiras de córregos. Ele também pretende aumentar o investimento na Secretaria da Habitação.
Por fim, Wagner Freitas garantiu que, quando ele reformar o Trevo de Bonsucesso “só vai ter trânsito daqui a 50 anos”. O petebista também disse que vai oferecer incentivo fiscal às empresas da cidade para impulsionar a geração de empregos. Em sua fala final, ele chamou o prefeito Guti de “ladrão”. Nesta quarta-feira, 28, a Justiça determinou que o Facebook retirasse uma publicação em que o ex-secretário de Esportes da gestão de Almeida – na ocasião do PT – por ofensas pessoais ao chefe do executivo.