A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ato de concentração entre Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. e Siemens Aktiengesellschaft. O aval está presente em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 12.
A operação consiste na formação de uma joint venture global pela Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. (MHI) e pela Siemens Aktiengesellschaft, por meio da combinação de suas atividades, apontadas como altamente complementares, de construção de fábricas de metal. Material apresentado ao Cade informa que a MHI contribuirá com o negócio e os ativos da Mitsubishi-Hitachi Metals Machinery, empresa do Grupo MHI que atua no negócio de construção de fábrica de metal. A Siemens contribuirá com a sua unidade de negócios de tecnologia de metal.
Análise da Superintendência do Cade aponta que a operação proposta resultará em sobreposições limitadas, uma vez que as atividades da Mitsubishi e da Siemens são altamente complementares. Como resultado, a criação da joint venture não resultará em preocupações concorrenciais, aponta documentação do Conselho. Um dos benefícios resultantes da operação apontado ao Cade envolve a obtenção de sinergias, “com reduções significativas de custos que serão repassadas aos consumidores”.