Um dos jingles da campanha de reeleição do prefeito Sebastião Almeida (PT) em 2012 martelava na cabeça dos guarulhenses que “Guarulhos é 13”. E ele cumpriu a promessa. 13ª é a posição da cidade no ranking das maiores economias brasileiras, deixando de figurar entre as 10 mais. E a situação pode piorar, já que o número divulgado pelo IBGE se refere a 2013. Analistas apontam que a economia de Guarulhos piorou muito tanto em 2014 como em 2015.
Feliz natal?
O natal deste ano parece que não vai ser feliz para muita gente em Guarulhos. Apesar dos pagamentos da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais terem sido quitadas, a categoria está bastante apreensiva com a possibilidade, aventada em redes sociais, de um possível atraso nos salários que devem entrar nas contas no próximo dia 30. Segundo a coluna apurou, a Prefeitura ainda não teria os recursos suficientes para liquidar a folha de pagamento.
Apreensão
Funcionários de empresas que prestam serviços à Prefeitura de Guarulhos se veem em maus lençóis. Até a tarde de ontem, a SPDM – responsável pelo Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso – não tinha quitado a segunda parcela do 13º salário. Já a empresa de ônibus Campo dos Ouros e a Quitaúna (coleta de lixo) não tinham pago o “vale” (adiantamento dos salários). Nos dois últimos casos, paralisações podem ocorrer a qualquer momento.
Paz no ninho
Quem apostava na discórdia entre os tucanos guarulhense rumo às eleições municipais de 2016 pode ter se dado mal. Pelo menos foi esta a impressão que as principais lideranças do PSDB de Guarulhos, incluindo os vereadores do partido e o prefeiturável Carlos Roberto, tentaram passar no encontro de final de ano da sigla realizado na semana passada. Em material distribuído à imprensa, as imagens e discursos eram de sorrisos rumo a um objetivo comum: tirar o PT da Prefeitura.
0,93%
Esta é a participação de Guarulhos no PIB brasileiro, o que faz a cidade cair para a 13ª posição no ranking brasileiro
“É hora de trabalhar pelo desenvolvimento efetivo de Guarulhos, com atitudes concretas, cobrando da administração olhos voltados para o futuro e não apenas nas eleições de outubro”
Décio Pompeo Jr, empresário, sobre a queda de Guarulhos no ranking das maiores economias brasileiras
—