Cidades

Vereadores reprovados

Guarulhos é o 7º colocado em ranking de inconstitucionalidade, divulgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. De 16 ações julgadas em 2015, 13 foram consideradas procedentes. Os números demonstram que muitos projetos de lei aprovados pelos vereadores guarus e transformados em lei são mal elaborados, seja por desrespeito à divisão de poderes, criação de despesas para a prefeitura sem indicação de fonte de recursos, ou interferência dos parlamentares na organização dos serviços públicos e no planejamento urbano. Já passou da hora deles aprenderem, não? 
 
 
 
Bem na foto
 
Adalberto Gregui, que costura sua candidatura à Câmara Municipal pelo PT, demonstrou que consegue mover montanhas. Em sua festa de aniversário, na quarta-feira à noite, apareceram os três pré-candidatos a prefeito pelo partido: o secretário municipal de Educação Moacir Souza, o deputado estadual Alencar Santana e o ex-prefeito Elói Pietá. Fazia tempo que os três não eram vistos juntos no mesmo recinto, quanto mais “abraçados” e sorrindo para as fotos.
 
 
 
Ato falho?
 
Nenhum dos três pré-candidatos a prefeito ou mesmo o aniversariante do dia usavam roupas vermelhas, a cor do PT. Provavelmente, apenas uma coincidência. Porém, poderia ser encarado como um indicativo de que, quem quiser defender o partido nas próximas eleições, precisará deixar de lado algumas marcas históricas. Além da cor, a estrela corre o risco de desaparecer de vez. Por outro lado, o feito de Gregui traz uma mensagem implícita: a disputa de agora é passageira. Na hora do vamos ver, o partido se une por mais quatro anos de poder.
 
 
 
Vermelho desde criancinha
 
Quem não deixa de lado as origens é o vereador Brinquinho (PT). Na manifestação pró-Lula, na quarta-feira, em frente ao Fórum da Barra Funda, onde o ex-presidente deveria depor sobre o apartamento tríplex do Guarujá, o exército do presidente do Sindicato dos Condutores, ligado à CUT  – conhecido por participar de atos mais truculentos – estava presente. No quebra-quebra generalizado, faixas e camisetas vermelhas com o nome do parlamentar guarulhense apareceram aos montes nas cenas mostradas pela televisão de todo o Brasil.
 
 
 
Plantações em alta
 
Todo dia aparece um novo pré-candidato a prefeito em Guarulhos. Basta o sujeito, mesmo sem qualquer expressão política ou potencial eleitoral, comentar em um balcão de padaria que gostaria de colocar seu nome à disposição de um determinado partido, para que oportunistas de plantão saiam à rua para oferecer o sujeito. Quem conhece mais a fundo o mundo político sabe que muitos desses “potenciais” prefeituráveis” não tem voto nem para se eleger vereador. Mesmo assim, a temporada de plantações segue em alta.  
 

Posso ajudar?