Cidades

As estrelas na TV

As propagandas políticas do PT na TV, veiculadas desde a semana passada, chamam a atenção por tentar fortalecer possíveis candidatos do partido à Prefeitura nas maiores cidades do Estado. Em Osasco, o prefeito Jorge Lapas, que tentará a reeleição, é a principal estrela. Por São Bernardo do Campo, em vez do chefe do Executivo, Luiz Marinho, aparece Tarcísio Secoli, que será o nome do PT nas urnas. A exceção é Guarulhos. Como três tentam a vaga, sobrou para Sebastião Almeida falar sobre suas realizações, que – na maioria – são obras ainda não concluídas.
 
 
Pra valer
 
Pessoas próximas ao deputado estadual Gileno (PSL) garantem que a pré-candidatura dele a prefeito é para valer. Como tem mandato na Assembleia até o final de 2018, será uma oportunidade para deixar seu nome em alta. De quebra, deve alavancar sua esposa em busca de uma vaga na Câmara Municipal, agregando uma chapa considerável de candidatos a vereador. Fora que, como é governista tanto em Guarulhos, onde é ligado ao PT, como no Estado, já que está na base de Alckmin (PSDB), consegue ter bom trânsito tanto na oposição como na situação na hora do vamos ver de um possível segundo turno.
 
 
Para valorizar
 
Apesar de voltar à cena política nos últimos dias, a candidatura de Fausto Miguel Martello (PSD), dono da Paupedra, que é fornecedora da Prefeitura, ainda não convence muita gente. Com poucas chances de vencer, o empresário só estaria entrando no jogo para se valorizar politicamente e usar os votos que pode vir a ter para apostar as fichas em quem tiver mais chances no turno final.  Este é um velho filme que muitos já assistiram tanto em Guarulhos como em outras esferas da administração.
 
 
Outros tons de vermelho
 
Depois que veio a público o caso de um servidor, lotado na Educação, em cargo de chefia para atuar na Secretaria de Desenvolvimento Urbano como “braçal”, com salário próximo a R$ 7 mil, em um exemplo de desvio de função e desperdício de dinheiro com comissionados, mais revelações deveriam deixar os responsáveis vermelhos de vergonha. Graças ao apadrinhamento do sujeito, que passou a apoiar o deputado estadual Alencar Santana (PT), com as bênçãos do governo municipal, a mulher dele ganhou – em janeiro – o mesmo cargo do marido, mas na Secretaria de Governo, com salário parecido.
 
R$ 5,1 milhões
 
Este é o valor que a empreiteira Andrade Gutierrez admitiu, em delação premiada, ter repassado em 2010, à agência Pepper, responsável pela campanha de Dilma Rousseff à Presidência, numa triangulação que – segundo ministros do TSE – seria considerada caixa 2.
 
 
 
“Guarulhos virou uma fábrica de multas. Porque a arrecadação não é usada para a educação no trânsito. Não temos a contrapartida. Vamos acordar. Não podemos chegar no fundo do poço. Nossa cidade é viável”
 
Laércio Sandes, vereador pelo PMN, em discurso ontem na Câmara Municipal sobre o excesso de multas de trânsito aplicadas por radares na cidade
 

Posso ajudar?