Cidades

Sempre governista

O PRB do deputado estadual Jorge Wilson acaba de desembarcar do governo federal, inclusive entregando o Ministério dos Esportes que comandava. Já o parlamentar guarulhense, que está na base do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na Asssembleia, segue aliado do prefeito Sebastião Almeida (PT) em Guarulhos, mantendo o controle do Procon na cidade, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos.
 
Nós contra eles
 
O “nós contra eles”, difundido pela campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014, nunca foi tão atual. O deputado Alencar Santana, depois de brigar na frente do Aeroporto de Congonhas, durante a detenção de Lula, há 15 dias, é um exemplo. Ignorando a pressão popular contra a nomeação do ex-presidente como ministro, postou em sua página do Facebook uma imagem com a frase: “Trabalhar pelo Brasil é sua sina, ministro Lula. Parabéns!”.
 
 
Convocação explícita
 
O ato comandado pelo prefeito Sebastião Almeida (PT), na quarta-feira, no antigo Mansão Danças, como se previa, teve como objetivo convocar os comissionados para irem “espontaneamente” ao ato em favor da presidente Dilma Rousseff, hoje, às 17h, na avenida Paulista. Haverá ônibus para leva-los e também – de forma não oficial – uma “caixinha” de R$ 35 para o lanche. Fora a garantia de não perder o cargo.  
 
 
 
Timão ê ô 
 
Observadores perceberam que a adesão dos comissionados ao chamamento de Almeida não obteve o mesmo sucesso de convocações anteriores. Quase todos eram filiados ao PT. Mesmo assim, algumas ausências foram notadas. Nas justificativas, compromissos marcados anteriormente. Coincidentemente, em Itaquera, no mesmo horário, acontecia o jogo do Corinthians pela Copa Libertadores da América.
 
 
Outro nome
 
O PROS, que não definiu o rumo que irá seguir nas eleições, mas ainda na base governista de Almeida na Câmara, ensaia ter candidato próprio a prefeito. O vereador Vitor da Farmácia que, em 2012, se reelegeu com as cores do PSDB seria o nome do partido na corrida ao Bom Clima.
 
 
 
Novos democratas
 
Os vereadores Ramos da Padaria, que deixou o PP, e Romildo Santos, fora do PSDB, anunciaram na sessão de ontem da Câmara que estão filiados ao DEM. Enquanto isso, o Professor Jesus segue como parlamentar do PDT. 

Posso ajudar?