Enquanto a Câmara Municipal abriu, por força da Justiça, uma comissão “que não vai dar em nada” para discutir o impedimento do prefeito Sebastião Almeida (PT), motivos não faltam para atestar a incompetência administrativa do chefe do Executivo. A Unidade Básica de Saúde do Jardim Jandaia, na região dos Pimentas, está sem médicos pediatras há uma semana. As duas profissionais que atuavam no local pediram demissão e não foram substituídas.
Caso de polícia
Parece brincadeira, mas é verdade. A Secretaria Municipal de Saúde determinou que a equipe de enfermagem deve atender as crianças levadas pelos pais. No lugar de médicos, a Prefeitura de Guarulhos está colocando profissionais não habilitados para cuidar da saúde dos pequenos. Isso deixou de ser um caso de saúde pública. Talvez seja caso de polícia. Saturados pela sobrecarga, servidores do local estariam atendendo com grande descaso. Uma mãe recebeu a seguinte resposta: “não está satisfeita? Procura um plano de saúde”.
O quase ex-ministro
Em uma de suas últimas ações como ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prestes a deixar o cargo a partir do possível afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), estará em Guarulhos na segunda-feira, dia 2, para inaugurar (de novo) o prédio da Unifesp, nos Pimentas. Nunca é demais lembrar que a instituição já foi aberta nove anos atrás, mas o prédio precisou ser refeito após ser considerado inadequado por não atender às necessidades de professores e alunos.
Filme repetido
A inauguração da Unifesp no bairro dos Pimentas, em 2007, foi – na época – comemorada como uma das grandes conquistas da segunda gestão do ex-prefeito Elói Pietá (PT). Mas ficou evidente que a abertura da instituição federal foi precipitada e não passou de mais uma obra eleitoreira. De tão inadequadas que eram as instalações, a própria comunidade acadêmica fez pressão para que um novo prédio viesse a ser construído. Como dizem por aí: “o tempo é o senhor da razão”.
Novo de novo
Por falar em obras mal feitas pela gestão do ex-prefeito, nunca é demais lembrar que o “novo” Trevo de Bonsucesso foi inaugurado por Pietá no ano eleitoral de 2004. Houvesse o mínimo de planejamento viário, o local não teria ficado saturado pouco tempo depois. Há pelo menos três anos, um novo (de novo) trevo é anunciado como a grande obra da atual administração. E, pelo andar da carruagem, corre o risco de a inauguração ficar para o próximo prefeito.
—