Cidades

Faltou o caixão

Era para ser uma festa, mas o clima era de velório. O prefeito Sebastião Almeida (PT) chamou a diretoria da OAB, na manhã de ontem, para apresentar um grande balanço de sua gestão, entregando o tal livro editado em material nobre, mas com informações bem diferentes do que vive a população no dia-a-dia. Os advogados, até por uma questão de educação, foram em peso ouvir o chefe do Executivo. Pelas fisionomias deles em fotos divulgadas em redes sociais, dava para perceber como foi constrangedor o encontro. “Só faltou um caixão no meio da sala”, comentou um dos presentes.
 
 
 
Quem paga a conta?
 
No momento em que Almeida contava histórias de pescador para os representantes da OAB no auditório do Bom Clima, do lado de fora, agentes de apoio escolar, contratados pelo Insituto Civitas, protestavam contra o atraso em seus salários. A organização, que presta serviços para a Prefeitura, está sem receber em dia desde maio do ano passado, segundo os próprios líderes do movimento. Pior de tudo: serviços essenciais aos alunos, principalmente voltados àqueles que têm necessidades especiais, já estão deixando de ser prestados.
 
 
 
Fundamental incompleto
 
Voltando a identificar algumas características do eleitor guarulhense, o Tribunal Superior Eleitoral aponta que 26% dos votantes em Guarulhos, em 2014, era formado por pessoas com Ensino Fundamental Incompleto. Ou seja, pessoas que não atingiram o nono ano do “antigo primeiro grau”. Em seguida, vem aqueles com Médio Completo, com 24%. Eleitores com curso superior completo ou incompleto somam 8% (4% cada um). Ou seja, as ações dos candidatos devem visar a população com baixo nível de escolaridade. Esses votos podem ser decisivos em 2 de outubro.
 
 
 
Desindustrialização
 
Segundo a Fundação Seade divulgou ontem, o Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo registrou retração de 5,1% no acumulado dos 12 meses terminados no primeiro trimestre de 2016. Houve reduções de 10,7% na indústria e de 2,8% nos serviços, enquanto a agropecuária cresceu 4,3%. Na Região Metropolitana de São Paulo, onde está Guarulhos, a retração da indústria foi mais intensa, chegando a 16,2%. A queda total nesta região foi de 5,1%, exatamente o mesmo número apurado em todo o Estado.
 
 
 
Aluga-se ou Vende-se
 
Não há números específicos sobre Guarulhos, cidade que está inserida na Região Metropolitana. Por se tratar de um município em que ainda predomina a atividade industrial, essa queda de 16,2% na atividade industrial é sentida na pele tanto dos empresários como dos trabalhadores. Os empregos desapareceram, enquanto os patrões fazem de tudo para manter suas atividades. Muitos já sucumbiram, como pode ser visto na grande quantidade de galpões para alugar ou vender espalhados por todos os cantos da cidade.
 
 

Posso ajudar?