Assim que o portal GuarulhosWeb publicou, em primeira mão, na manhã de ontem que Valter Correia da Silva, ex-secretário de Administração durante a primeira gestão do ex-prefeito e pré-candidato do PT, Elói Pietá, foi preso pela Polícia Federal na operação Lava Jato, uma bomba caiu no meio político de Guarulhos. Afinal, pela primeira vez há uma ligação de fato dos esquemas que colocaram o PT no banco de réus com o município administrado pelo partido há quase 16 anos.
No peito de Pietá
Se o pré-candidato do PT, Elói Pietá, já aparecia isolado devido à péssima administração de Sebastião Almeida à frente da Prefeitura nos últimos sete anos e meio, agora o problema bate direto no peito dele. Afinal, Valter Correia da Silva – como secretário de Administração dele – tinha muitos poderes à frente da Pasta, sendo um dos responsáveis pela criação do Fácil na cidade. Ele chegou, inclusive, a ser investigado pelo Ministério Público à época. Coincidência ou não, Correia é bastante ligado a empresas de informática, o setor em que ele foi denunciado pela Lava Jato durante o período em que atuou no Ministério do Planejamento do agora preso Paulo Bernardo.
Fácil coincidência
Depois de deixar a Prefeitura de Guarulhos, Valter Correia da Silva permaneceu ligado a administrações petistas, tornando-se – pelas apurações feitas até aqui – um facilitador de negócios em diferentes áreas. Na Prefeitura de Rio Claro, no interior de São Paulo, atuou na implantação de um sistema similar ao Fácil guarulhense, que foi realizado por uma empresa de Guarulhos. Porém, diversos contratos lá foram vetados pela Justiça devido a uma série de suspeitas, justamente quando o ex de Pietá começou a se complicar.
Telhado de vidro
Com o avanço das investigações da Lava Jato, que agora buscam outras ramificações além dos esquemas ligados a Petrobras, não será difícil que delatores passem a apontar casos que envolvam pessoas próximas de prefeituras petistas. Assim, torna-se cada vez mais provável que – daqui até outubro – novas bombas caiam sobre nomes graúdos do PT de Guarulhos. Por mais que Elói Pietá tente passar a impressão de que permaneceu oito anos sem meter os pés na lama, os fatos podem revelar uma realidade bem diferente.
Move montanhas
Ao receber neste sábado o apoio do PSC, que tem como principais expoentes nacionais os deputados Jair Bolsonaro e Marcos Feliciano, o vereador Gustavo Guti, pré-candidato a prefeito pelo PSB, mostra que tem dons extraordinários. Depois de obter o apoio da líder maior da Rede, a ex-senadora Marina Silva, apontada como uma das poucas remanescentes da esquerda brasileira, ele conseguirá colocar ao lado dela, em seu palanque, os dois nomes que mais se alinham com a extrema direita no Brasil.
—