Como esta coluna já havia adiantado, o ex-prefeito Jovino Cândido (PV) anunciou que não é mais pré-candidato a prefeito de Guarulhos neste ano. Além dos problemas financeiros, que ele tinha citado, informou que terá passar por uma nova cirurgia, o que inviabiliza qualquer chance dele participar das eleições de outubro. Desta forma, até mesmo a condição de vice numa outra chapa de oposição, como ele vinha sendo sondado, pode se inviabilizar. Neste caso, não deverá atender ao chamado de Miguel Martello, para compor a chapa do PSD.
Reaproximação difícil
Com Jovino fora, o PV passou a ser sondado por outros partidos. Até mesmo a Rede, que tem o advogado Alexandre Zeitune para ser o vice de Guti (PSB), teria tentado uma aproximação com os verdes. A presidente do partido, Paula Gonçalves, teria sido procurada para uma nova parceria, mas a decisão do TRE da última terça-feira, que tirou o mandato de Guti por ele ter saído da sigla, atrapalha bastante qualquer acordo. Contribui ainda o fato de Marina Silva (Rede) e PV terem até hoje situações não resolvidas.
Negociação verde
Já o empresário Décio Pompeo Junior, filiado ao PV e até então vice na chapa de Jovino, passou a ser cotado para assumir a mesma condição, mas na chapa do pré-candidato Carlos Roberto (PSDB). Além de ter sido presidente da ACE, Décinho foi o nome apresentado pela entidade para compor a equipe do tucano e – de quebra – é neto de Waldomiro Pompeo que, segundo consta, foi um dos melhores prefeitos de toda a história de Guarulhos. Seria uma saída para o PV e seus pré-candidatos a vereador, que correm o risco de ficarem órfãos com a desistência de Jovino.
Bloqueio de contas
Contas bancárias ligadas a empresária Francislene Assis de Almeida, mulher do deputado federal Eli Correa Filho, pré-candidato do DEM, começaram a ser bloqueadas nesta semana, conforme decisão da Justiça que exige a devolução de R$ 32 milhões que ela teria recebido indevidamente por desapropriações do Rodoanel. De cinco contas em nome da esposa do Eli, da mãe dela e de uma das empresas da família, foram bloqueados até a manhã de ontem R$ 131.017,83.
Só no GuarulhosWeb
A partir de hoje, a coluna Conectado passa a ser publicada somente no GuarulhosWeb. Este colunista foi informado na tarde desta quinta-feira pela direção do jornal Folha Metropolitana que a publicação não tem mais interesse em manter o espaço neste ano eleitoral. Nos últimos dias, coincidentemente, este jornalista passou a ser atacado em redes sociais por pessoas ligadas ao deputado federal Eli Correa Filho, pré-candidato do DEM, que não gostaram das publicações – sempre embasadas na verdade – sobre ele e a mulher dele, a empresária Francislene Assis de Almeida.