Cidades

Novo canal de TV

A NET deve ter mais um canal de TV a cabo em Guarulhos. A Top TV, ligada à rádio de mesmo nome, que é registrada no município, já aparece no canal 198 da grade de programação. Segundo a coluna apurou, a princípio, a emissora centrará em exibições musicais sertanejas, mas teria a intenção de implantar uma grade com programas locais, inclusive jornalísticos. Deve estrear no início de setembro. Hoje, a cidade tem a TV Guarulhos no canal 3 e a Destaque no 15.
 
Diferentes leituras
 
Os comandos das mais diversas campanhas a prefeito fazem leituras bastante diferentes do encaminhamento das campanhas. Pelo menos seis candidatos têm potencial real de avançar ao segundo turno, conforme demonstram números apurados em pesquisas registradas ou internas dos próprios partidos. Por ordem alfabética, Carlos Roberto (PSDB), Eli Correa Filho (DEM), Elói Pietá (PT), Fausto Miguel Martello (PSD), Gustavo Guti (PSB) e Jorge Wilson (PRB) podem avançar ao turno final. Todos cravam que vão ele e mais um, que seria – única coisa que todos concordam – o petista.
 
Uma conclusão
 
Mas a avaliação, também comum, não é motivo de comemoração para o candidato do PT. Aliás, Elói Pietá o nome mais desejado pelos adversários para um confronto no segundo turno. Todos apostam que o desgaste do PT vai aumentar ainda mais nestes 45 dias até as eleições, com o afastamento definitivo de Dilma Rousseff da Presidência e da possibilidade – que nunca se concretiza – do ex-presidente Lula vir a ser preso. Com este quadro, seria em tese o nome mais fácil a ser batido.
 
 
2º turno sem PT?
 
Já a disputa de um 2º turno sem o PT, por enquanto, poderia ter resultados imprevisíveis, até mesmo pelo fato dos demais candidatos se apresentarem como oposição. Qual deles conseguiria o apoio da atual administração? Talvez o DEM de Eli, por ter oito siglas ligadas aos governos de Almeida e Pietá, pudesse receber o apoio da máquina, ou mesmo Jorge Wilson, que ainda tem os dois pés na atual gestão municipal. Se a disputa for entre um dos dois contra Guti ou Carlos Roberto, o meio político local entraria em parafuso. Neste caso, levará a melhor quem tiver mais lenha para queimar.  
 
 
Mei quilo?
 
O candidato do PTB a prefeito, Wagner Freitas, talvez alheio ao significado de algumas letras, ao sentar em sua posição no início da sabatina da ACE, realizada na manhã da terça-feira, e receber os temas a serem tratados, perguntou a Guti (PSB) – que estava a seu lado – o que significava MEI. O peessebista, então, explicou ao interlocutor que a sigla se refere a “microempreendedor individual”, um assunto importantíssimo para aquele público, inclusive. Pelo menos o encontro, voltado ao setor produtivo, serviu para que o caubói aprendesse que não se tratava de uma medida de peso.  

Posso ajudar?