Além de vencer o primeiro turno com uma boa vantagem sobre Eli Correa Filho (DEM), o que não era esperado nem por seus mais fiéis seguidores, Guti – o candidato do PSB – larga na frente também nas primeiras duas pesquisas eleitorais do segundo turno. Naquela encomendada pela rádio Jovem Pan, de São Paulo, ao Paraná Pesquisas, divulgada na segunda-feira, ele tem 61,3% a 18,8% no levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados aos eleitores.
No GuarulhosWeb
Na pesquisa encomendada pelo portal GuarulhosWeb junto ao Interativa Pesquisas, registrada na Justiça Eleitoral de SP, sob o número 6437/2016, realizada entre os últimos dias 9 e 11 e divulgada hoje, a diferença de Guti para Eli é um pouco maior. O primeiro aparece com 61,8% enquanto o segundo vem com 13,3%, uma diferença de 48,5 pontos contra 42,5 da realizada pelo Paraná.
Rejeição menor
A maior discrepância entre os resultados dos dois institutos, que apresentam credibilidade pelos trabalhos já realizados, está na taxa de rejeição. Enquanto o Paraná deu um índice de 56,4% de resposta à pergunta “em quem o senhor não votaria de jeito nenhum?” ao candidato do DEM, o Interativa apresentou 25,3%. A rejeição a Guti, que foi de 22,8% no primeiro instituto, caiu a 4,33% no outro. Segundo o estatístico responsável pelo trabalho encomendado pelo GuarulhosWeb, a diferença pode estar na forma como a pergunta é feita pelos dois institutos.
Faltam 17 dias
Faltando 17 dias para o segundo turno, a pesquisa serve como parâmetro para que os dois lados definam as estratégias finais. Lógico que ambas candidaturas contam com pesquisas próprias, qualitativas, atualizadas diariamente e que servem para balizar as ações, principalmente como os candidatos devem se comportar. O levantamento publicado hoje pelo GuarulhosWeb, assim como o encomendado pela Jovem Pan, serve para que a opinião pública tenha acesso a informações confiáveis deste momento da disputa.
Jogo aberto
Aliados a Eli Corrêa Filho, por exemplo, não jogam a toalha. Entendem que o jogo está aberto e que há sim tempo para virar a disputa. Alguns arriscam dizer que isso ocorrerá na terceira fase de campanha, ou seja, no final da semana que vem. Já os “gutistas” percebem certo favoritismo, mas entendem que não podem cantar vitória antes da hora. Afinal, qualquer escorregão pode ser fatal. Os números da pesquisa do GuarulhosWeb podem ser acessados no www.guaurlhosweb.com.br .