Cidades

Guarulhos perde

Se comemorada por meia dúzia de desinformados, que acreditam ter ajudado a forçar a saída do médico Roberto Lago da Secretaria Municipal de Saúde, a decisão – que foi uma decisão pessoal dele – não é boa para Guarulhos. Por mais que a área seja alvo de uma série de denúncias sobre problemas, todos herdados da péssima administração dos últimos 16 anos, o projeto que vinha sendo implantado de reestruturação da saúde é muito bom. Espera-se que a equipe que Lago deixou, assim como seu sucessor, capitaneados pelo prefeito Guti (PSB) deem continuidade ao que já começou a ser realizado.
 
 
Decisão pessoal
 
A saída de Roberto Lago não ocorreu pelos problemas que ainda são recorrentes no atendimento médico em Guarulhos. O agora ex-secretário deixou claro que passou a se sentir desconfortável no cargo, após seu nome ser ligado – de forma completamente equivocada – às desapropriações do Rodoanel Norte, assunto que foi muito mal explorado por reportagem exibida em telejornal da Globo. Algumas pessoas muito mal-intencionadas tentaram ligar o nome do médico ao de outros proprietários que são investigados no caso, a partir de ação no Ministério Público Estadual, colocando todos no mesmo balaio.
 
 
Casos diferentes
 
Como já havia sido esclarecido por esta coluna na semana passada, diferente de outros proprietários, que chegaram a sacar altos valores de depósitos feitos pelo Dersa em juízo, Roberto Lago – que tem uma grande área também desapropriada – apenas usou seu direito de questionar na Justiça as avaliações realizadas. Em momento algum, ele chegou sacou qualquer valor, chegou a ser investigado ou fez parte de algum acerto ilegal. Mesmo assim, Lago pediu para sair.
 
 
Brasil a limpo
 
Em vídeo divulgado pelo Facebook da Prefeitura, Roberto Lago, ao pedir para deixar o cargo, deixa claro que não é justa a exploração à sua imagem e ligação de um caso particular à administração municipal, citando que sai para que o problema não interfira na condução do trabalho que precisa ser realizado na área de saúde do município. Usando o termo “vamos passar o Brasil a limpo”, disse que gostaria que outros gestores públicos, Brasil afora, envolvidos em casos bem mais sérios que o dele, que é apenas questionado e não investigado, seguissem o mesmo exemplo e deixassem seus cargos.
 
 
Ações ambientais
 
Guarulhos recebe dois eventos itinerantes que tratam da questão ambiental. Um ônibus-teatro patrocinado pela Usiminas visitará durante todo o mês de maio uma série de escolas públicas divulgando ações referentes à mata ciliar da região do Vale do Ribeira. Na quarta-feira, uma carreta ambiental da Sabesp chegará ao CEU Pimentas para iniciar uma ação em parceria com o Saae Guarulhos junto a alunos da rede municipal de ensino. A ação, com direito a cinema 360 graus, tour de realidade virtual e um laboratório, abordará, entre outros temas, a qualidade da água oferecida aos consumidores guarulhenses.  

Posso ajudar?