Cidades

Deu BO

Um empresário procurou a Prefeitura para relatar ter recebido o telefonema de um homem, que se identificou como o prefeito de Guarulhos, Guti, tentando vender convites para um jantar. Imediatamente, soube que jamais o chefe do Executivo fez isso no exercício do cargo e que era um golpe. Em pesquisas realizadas junto a outras prefeituras, foi possível perceber que o autor já tentou o mesmo aplique usando o nome de outras cidades. Foi registrado Boletim de Ocorrência, com informações como telefone de autor da ligação o número da conta onde o depósito deveria ser feito, em uma agência bancária no interior de São Paulo. 
 
 
A voz do povo
Moradores e lideranças da região dos Pimentas usaram a Tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira para pedir a não renovação do contrato entre a Prefeitura e a SPDM, que administra o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso. A terceirização foi realizada pelos governos do PT, desde que aquela instituição de saúde foi inaugurada pela primeira vez em 2006. Houve mais duas festas de inauguração desde então, sempre antecedendo períodos eleitorais, como forma de alavancar candidaturas daquele partido. 
 
História recente
Segundo os líderes, o contrato firmado entre SPDM e Prefeitura não dá garantias de controle da gestão à administração municipal. Ou seja, o município paga uma fatura mensal independentemente do número de serviços realizados. O Conselho Municipal de Saúde já vinha alertando sobre os problemas nos governos do PT, mas nunca foi ouvido. Tanto que agora não quer, em hipótese alguma, que a nova gestão renove o contrato com a mesma organização de saúde. 
 
A volta do cipó
O ex-secretário municipal de Saúde e vice-prefeito nas duas últimas gestões petistas, Carlos Derman, que tanto critica a atual administração,  teve o nome lembrado várias vezes pelos moradores. Sempre de forma negativa. Uma das líderes chegou a lembrar que a região dos Pimentas era um reduto de votos petistas. “Mas até isso o senhor conseguiu atrapalhar. Ninguém lá mais vota no PT por causa dos problemas que o senhor deixou na área da saúde”, disse. Os moradores lembraram que a gestão passada nas mãos do agora assessor da vereadora Janete Pietá deixou uma dívida de R$ 12 milhões para o atual governo pagar para a SPDM.  
 
Reconhecimento
Os moradores dos Pimentas elogiaram as melhoras que vêm sendo conquistadas na área da saúde, principalmente na forma como a atual administração está conduzindo o processo de administração do HMU, HMCA e Policlínica Paraventi, para o Instituto Gerir. “Já estamos percebendo que o atendimento está melhor”, relatou um dos líderes na Tribuna da Câmara. 
 
Contra os servidores
De forma atabalhoada e sem qualquer sentido, os vereadores petistas tentaram, de todas as formas possíveis, atrapalhar a aprovação do projeto de lei do governo que estabelece o reajuste salarial dos servidores públicos, retroativo a maio. Esquecendo-se que o tema já foi amplamente debatido, inclusive por uma greve que durou uma semana, culminando em um acordo, aceito pelas partes envolvidas, a partir da sugestão do Tribunal Regional do Trabalho, os oposicionistas decidiram que agora – somente agora – queriam brigar por um reajuste imediato. 
 
 

Posso ajudar?