A GRANDE decisão do Campeonato Paulista entre Corinthians e Ponte Preta começa a ser disputada neste domingo, às 16h, em Campinas. Pela camisa, o time paulistano é o favorito. Pela bola, sem prognósticos. Não dá para duvidar de quem já eliminou Santos e Palmeiras.
RESPEITO ENORME
O CORINTHIANS sabe que é favorito e quer que esse fato não se torne um peso ou um ponto para a motivação do rival. Por isso, a ordem do técnico Fábio Carille é o respeito total. Ninguém está autorizado a falar algo que pode ser usado pela Ponte. O clima de “já ganhou” fica somente para a torcida.
DUPLA ‘RIVAL’
O INTERESSANTE nesta final é que dois corintianos poderão ser campeões pela Ponte Preta. O zagueiro Yago e o atacante Lucca estão emprestados ao time campineiro, mas pertencem ao Timão. Devem voltar ao Corinthians em alta após grande campeonato que fizeram. Principalmente Lucca, que é um dos goleadores da equipe, atrás somente de Potkker.
MANDO DECIDE
PARA A MACACA, jogar no Moisés Lucarelli é a grande sacada para tentar o título. Em seu estádio, a Ponte costuma ser muito forte e contará com o apoio máximo de seu torcedor. Pesa contra, porém, o fato de o Corinthians já saber que como o rival irá jogar e deverá se precaver.
COMOÇÃO ENORME
A PONTE nunca foi campeã. Todos sabem. Por isso, há uma comoção em Campinas, no lado preto e branco da cidade. Todos têm a sensação de que “chegou a hora”, após perder quatro finais de Paulistão. Um detalhe: será a terceira vez que decidirá o Paulistão contra o Corinthians e a primeira vez em seus domínios.
TODOS PUNIDOS 1
A CONMEBOL finalmente se posicionou a respeito da confusão após o fim do jogo entre Peñarol e Palmeiras, em Montevidéu, na última quarta-feira, pela Copa Libertadores de América. Suspendeu preventivamente Felipe Melo e mais três jogadores uruguaios por três jogos, além de citar também os clubes envolvidos. Devem sobrar para todo mundo.
TODOS PUNIDOS 2
NA MINHA opinião, a única vítima nesta história é o Palmeiras. O clube paulista não teve culpa do vandalismo uruguaio. Felipe Melo deve ser punido pelo lance de pugilismo, assim como os jogadores do Peñarol. O clube anfitrião também deve ser severamente apenado porque não deu a segurança necessária para o espetáculo, tanto dentro como fora de campo.
FLA-FLU
A DECISÃO do Campeonato Carioca terá Flamengo x Fluminense. Após 22 anos. É o clássico mais charmoso do futebol brasileiro e com certeza irá ser um duelo interessante e sem favoritos. Só como palpite, acredito mais no Tricolor. É um time mais entrosado e com um técnico vencedor e mais experiente: Abel Braga. Serão dois jogos para superlotar o Maracanã.
MAIS CLÁSSICOS
SÓ COMO curiosidade, o Fla-Flu inspirou muitas outras siglas de clássicos regionais por todo o país. Os mais interessantes, além do próprio Fla-Flu, são Ba-Vi (Bahia x Vitória), Gre-Nal (Grêmio x Inter) e Atle-Tiba (Atlético x Coritiba). Outros, menos importantes, mas não menos interessantes, são Come-Fogo (o duelo Comercial e Botafogo-SP) e Re-Pa (Remo e Paysandu). Um outro interessante, mas que não envolve siglas, é o “jogo dos 30”, entre XV de Piracicaba e XV de Jaú.
FRASE DA SEMANA
“Juntos somos mais fortes”
Felipe Mello, agradecendo, via rede social, a torcida do Palmeiras pela recepção a ele e ao elenco alviverde, no aeroporto de Cumbica, após a Batalha de Montevidéu.