Cidades

Missoshiru comemora 20 anos de grande sucesso no mesmo endereço

Ica Serikyaku conta que no começo não queria participar da sociedade por não ter experiência, mas hoje fica muito feliz com o sucesso

Hoje, o restaurante mais tradicional de culinária japonesa e chinesa da cidade tem muito o que comemorar. Afinal um estabelecimento que comemora 20 anos de funcionamento no mesmo endereço, com um grande sucesso, cardápio variado de especiarias orientais e uma clientela bem fidelizada, como o Missoshiru, não é tarefa fácil de alcançar.

“O segredo para esse sucesso eu acho que está no conjunto, uma boa comida e um atendimento que prioriza a amizade”, disse o funcionário mais antigo Osmar de Oliveira, cozinheiro de comida chinesa, há 17 anos no restaurante.

A casa foi inaugurada em 29 de agosto de 1992, na rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 157, na Vila Moreira, por José Carlos Serikyaku e o seu sócio Sérgio Nakazato, que largou a sociedade pouco tempo depois e deixou o comando apenas com a família Serikyaku. Segundo o proprietário, hoje, eles comemoram tranquilos, mas já passaram por apuros. “O primeiro ano foi ótimo, mas em seguida passamos por uma má fase. Tínhamos que visitar outros restaurantes para conhecer e aprender”, disse José Carlos, que no início comandou a cozinha por cerca de um ano.

Ica Serikyaku, também proprietária, conta que no começo não queria participar da sociedade por não ter experiência, mas que hoje fica muito feliz com o sucesso. E ainda relatou duas presenças marcantes que já recebeu no estabelecimento. “Recebemos a atriz Flávia Alessandra e também um integrante dos Mamonas Assassinas, foi um dia maravilhoso”, disse.

Os segredos do bom atendimento

Atualmente, o Missoshiru dispõe de um quadro com 15 funcionários, mas no início era um atendimento simples com só três. “Trabalhar aqui é muito bom, eu adquiri muita experiência e somos todos como uma família”, disse a garçonete Maria Gorete de Souza, há 12 anos trabalhando no local. Marília de Fátima também é garçonete há 12 anos no restaurante e conta que esse foi o seu primeiro e único emprego. "Passo na rua e os clientes me reconhecem e elogiam. Isso é motivante”. Não foi só para Marília que o estabelecimento foi uma boa oportunidade de trabalho, o cozinheiro de comida japonesa Alexander Machado, que trabalha há 14 anos na casa começou como ajudante e depois teve a oportunidade de subir de cargo.

Serviço Delivery

Guilherme Serikyaku, o filho do casal, inaugurou há 3 anos a segunda unidade do Missoshiru, na rua Tapajós, 232 , no Jardim Barbosa. Ele oferece almoço executivo, happy hour, jantar, rodízio e um serviço delivery inovador, pois os pedidos podem ser feitos através do facebook. Além da refeição, os clientes recebem um kit que contém jogo americano, guardanapo, talheres, uma garrafa de shoyu com acompanhamentos e shoyuzara (recipiente descartável).

Fãs da culinária oriental

Os clientes mais antigos e fãs do restaurante aproveitam a data para parabenizar o estabelecimento. “Na inauguração em 1992, fui almoçar no Missoshiru e tive a grata surpresa de saber que fui o primeiro cliente”, disse Manoel Sanches Cuenca, proprietário da academia Sanches Sportes. O diretor da Secretaria da Cultura Kiko Magalhães contou que é fã do yakissoba e do carpaccio de salmão. Já a gerente comercial Alexandra Carvalho, de 42 anos disse que até os filhos pequenos são apaixonados pelos pratos da casa. “Particularmente é o melhor restaurante de Guarulhos. Frequento pelo menos uma duas vezes por semana”, disse.

Posso ajudar?