No próximo domingo, dia 31, às 16h, as ruas do Gopoúva recebem o bloco de rua organizado pelo Espaço Cultural “A Vila”. O objetivo do projeto é resgatar a folia de carnaval, como era comemorado antigamente, dando a oportunidade para crianças e pessoas na melhor idade curtirem a festa.
“O nosso projeto é resgatar a cultura do carnaval antigo , onde se priorizava a alegria compartilhada entre diferentes gerações na mesma família” explicou Margareth Andrade, uma das organizadoras do bloco.
Um trenzinho e uma fanfarra tocando marchinhas tradicionais vão acompanhar o bloco pelas ruas. Os participantes podem participar com fantasias e os abadás que pode ser comprados no Espaço Cultural da entidade.
Além do bloco, “A Vila” promove também um baile de carnaval no dia 5 de fevereiro, que será realizado no espaço para festas do Esporte Clube Vila Galvão. "Todos, avós, filhos e netos brincavam em um faz de conta saudável, alegre e inocente. Havia toda uma socialização entre amigos e familiares neste período, inclusive na criação e confecção da fantasia que se iria usar e os vários blocos que existiam", disse.
Em Guarulhos segundo conta, as pessoas ficaram sem um espaço para as crianças serem Batman, Zorro, Borboletas, Fadas por um dia e os adultos também. “Estes dois eventos de carnaval que A Vila propõe são baseados no conceito de "intergeracionalidade" que promovem saúde e qualidade de vida ao idoso, dando-lhe a possibilidade de transmitir suas experiências de vida, valores e princípios; além de animá-lo e incentivá-lo a realizar várias atividades, fazendo-o sentir-se útil e digno e não excluído como muitas vezes acontece na nossa sociedade”, encerrou Margareth.