O Curta Guarulhos desta semana traz três dicas musicais que acontecem no Sesc Guarulhos neste fim de semana. Todas as atrações são gratuitas e tem música para todos os gostos. Confira:
Clarianas
Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil. A voz é o fio condutor que revela um amplo universo sonoro, genuinamente brasileiro, que vai desde os Cânticos indígenas aos Aboios Sertanejos, passando pelas Brincantes do Coco, Ladainhas do Catolicismo Popular, Sambas de Roda, Maracatus, Xotes, Rezas e Tambores Africanos.
No elenco, estão as cantadeiras/tocadeiras Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa; a rabequeira Carla Raiza; Giovani Di Ganza, no violão e viola capira; Sandro Lima (baixo/guitarra/violão); e Jackie Cunha na percussão.
A apresentação é nesta sexta-feira, 7/02, das 18h30 às 19h30, na Praça de Convivência do Sesc
Ana Maria Carvalho e Grupo Pé na Dança
A compositora, cantora e atriz Ana Maria Carvalho, uma das fundadoras do Grupo Cupuaçu, convida a todos para cantar e contar histórias que revelam o caldeirão cultural maranhense. Em destaque, brincadeiras de roda, jogos cantados e dançados, que, embalados pela música e pelo canto, leva as pessoas a participar dessa grande brincadeira musicada.
Seu trabalho autoral revela forte influência da sua terra natal. Ana Maria Carvalho é herdeira direta de mestres da cultura popular, especialmente do Bumba meu Boi. Somadas ao tempero paulistano, resultantes da sua vivência de mais de 20 anos nos grupos em que atua e constante interação com os artistas da capital paulista, suas composições desfilam entre vários estilos da música popular brasileira com sonoridade singular, ressignificando referências culturais em uma produção cultural contemporânea.
É no sábado, dia 8/02, das 17h às 18h15, na Praça de Convivência.
Que frevo é esse?
A partir do domingo, 9/02, a Cia Oya Ô apresenta o espetáculo “Que frevo é esse?”, com alguns elementos do ciclo carnavalesco presentes na cultura popular brasileira pelos olhos de Serpentina, uma garota que ao encontrar um guarda-chuva pequeno e colorido atravessa o Brasil em busca do seu dono.
O texto foi inspirado nos diversos carnavais existentes pelo Brasil como o frevo, o maracatu, as escolas de samba, o caboclinho, o afoxé e os blocos. É uma narração com muita música convidando o público a cantar e dançar além de conhecer ou se aprofundar na riqueza da cultura brasileira.
A apresentação, no Espaço de Brincar, começa agora, no dia 9, e vai até o dia 16, sempre das 15h às 16h.
Serviço
Sesc Guarulhos
Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo