No dia seguinte ao anúncio da compra da rede de postos Ale pela Ipiranga, do Grupo Ultra, as ações da Ultrapar lideram as altas no pregão da BM&FBovespa. Os papéis da companhia subiram 4,9% no pregão de segunda-feira, 13, e fecharam o dia cotados a R$ 69,19. A distribuidora de combustíveis Ipiranga é o principal negócio do Ultra, representando cerca de 85% do faturamento de R$ 75,6 bilhões que o conglomerado apurou em 2015.
Com a aquisição da Ale, a fatia de mercado da Ipiranga subiria dos atuais 14,6% para 17,7% – uma vez que a Ale, quarta companhia do setor, detém hoje participação de 3,1%. Com a união das empresas, a marca do Ultra ficaria bem mais próxima da líder BR Distribuidora, da Petrobras, que hoje domina 19,7% do mercado brasileiro.
Pelo negócio anunciado no domingo, que ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Ultra vai pagar R$ 2,1 bilhões pela Ale, que tem 2 mil postos de combustíveis em todo o Brasil, que se somarão aos 7,2 mil da bandeira Ipiranga.
Do total do acordo, no entanto, serão descontados R$ 737 milhões referentes ao endividamento da Ale em 31 de dezembro de 2015. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.