Economia

Hamilton lidera dobradinha da Mercedes no 1º treino livre em Silverstone

Piloto da casa, o britânico Lewis Hamilton se deu melhor na atividade inicial do GP da Inglaterra, a décima etapa da temporada 2016 da Fórmula 1, e liderou o primeiro treino livre desta sexta-feira no circuito de Silverstone, em mais uma atividade dominada pelos pilotos da Mercedes.

Hamilton chega ao GP da Inglaterra embalado pela vitória na prova anterior, o GP da Áustria, definida apenas na última volta, quando conseguiu ultrapassar o alemão Nico Rosberg, numa disputa em que os carros deles se tocaram, provocando nova polêmica entre os pilotos da Mercedes, que dominam o campeonato, e uma reunião para cobranças dos dirigentes da equipe.

Dentro da pista, Hamilton tenta aproveitar o GP da Inglaterra para diminuir ainda mais a diferença de Rosberg na luta pelo título, que está em 11 pontos, ou até mesmo ultrapassá-lo na classificação do campeonato. Para isso, confia no seu bom retrospecto em Silverstone, onde venceu as duas últimas corridas – tem um outro triunfo no tradicional circuito, obtido em 2008.

Nesta sexta-feira, foi Hamilton que liderou o primeiro treino livre, com a marca de 1min31s645. Mas a sua vantagem foi mínima, de apenas 0s033, para Rosberg, que já triunfou em Silverstone, em 2013, e marcou o tempo de 1min31s687, registrado com os pneus médios, assim como fez o seu companheiro de Mercedes.

Bastante atrás do nível dos carros da Mercedes, o alemão Nico Hulkenberg conseguiu o terceiro melhor tempo da sessão com 1min32s492, utilizando os compostos macios na sua Force India.

O alemão Sebastian Vettel deu uma volta de instalação com o Halo, uma proteção para a cabeça dos pilotos no cockpit, que está em analise para ser adotada na Fórmula 1, e depois fez o quarto melhor tempo da sessão, com 1min32s501.

O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, veio logo atrás, em quinto lugar, à frente do finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, que foi seguido pelo outro carro da Red Bull, do holandês Max Verstappen, e pelo mexicano Sergio Pérez, da Force India.

O espanhol Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, foi o nono mais rápido, com o espanhol Fernando Alonso, da McLaren, fechando as dez primeiras colocações da atividade inicial do GP da Inglaterra. Seu companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, foi o 12º colocado.

Os dois pilotos brasileiros do grid da Fórmula 1 tiveram desempenho discreto em Silverstone. Felipe Massa ficou em 14º lugar, com o tempo de 1min34s456, uma posição atrás do finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe na Williams. Já Felipe Nasr, com 1min34s805, terminou o treino na 17ª posição, três à frente do sueco Marcus Ericsson, o outro piloto da Sauber. Na sua primeira atividade em um fim de semana de GP, o monegasco Charles Leclerc foi o 18º colocado pela Haas.

O segundo treino livre em Silverstone vai ser realizado ainda nesta sexta-feira, às 10 horas (de Brasília). A sessão de classificação está marcado para as 9 horas de sábado, mesmo horário da largada do GP da Inglaterra no próximo domingo.

Posso ajudar?