Economia

Bolsas fecham em queda em NY ainda com preocupações com a Grécia

Em um dia de baixo volume de negociações, em razão da proximidade do ano-novo, as bolsas de Nova York fecharam em queda nesta terça-feira, 30, em reação aos declínios verificados no mercado financeiro europeu, este em baixa em função das incertezas políticas na Grécia, que pode eleger em janeiro um governo contrário à política de austeridade em curso.

Com isso, o índice Dow Jones encerrou a sessão com recuo de 0,31% (55 pontos), a 17.983,07 pontos. O Nasdaq caiu 0,61% (29 pontos), para 4.777,44 pontos, e o S&P 500 recuou 0,49% (10 pontos), para 2.080,35 pontos.

Na segunda-feira, o candidato do governo grego à Presidência, Stavros Dimas, foi rejeitado pelo Parlamento pela terceira e última vez, forçando o país a convocar eleições gerais para o dia 25 de janeiro. Os investidores temem que a população do país dê a vitória a políticos contrários às medidas de austeridade, adotadas pelo atual governo para recuperar a economia.

A incerteza quanto ao futuro político da Grécia tem elevado preocupações na Europa, onde o índice pan-europeu Stoxx 600 fechou aos 341,19 pontos, uma queda de 0,90%.

Ainda assim, os investidores minimizaram o potencial dessa preocupação com a Grécia para mexer com o mercado norte-americano. “O que está acontecendo na Grécia, agora, é um problema que é específico para o país”, disse David Lebovitz, estrategista de mercado global para o JP Morgan Funds. “Não é o mesmo elemento de contágio que existia quando nós estávamos falando sobre os bancos e dívida soberana”, afirmou.

No noticiário corporativo, as ações da Civeo caíram 52% depois de anunciar uma redução de gastos e suspender seus dividendos trimestrais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?