A taxa de inflação na Alemanha – a maior economia da zona do euro – continuou perdendo força em dezembro e atingiu o nível mais baixo em cinco anos, em meio à queda dos preços da energia. Com isso, a inflação na zona do euro pode entrar em território negativo neste mês.
Segundo dados do Destatis, o departamento de estatísticas do governo alemão, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ficou estável em dezembro, na comparação com novembro, abaixo da previsão de alta de 0,2% calculada por economistas consultados pela Market News International. O CPI harmonizado para a zona do euro subiu 0,1%.
Em relação a dezembro de 2013, o CPI alemão aumentou 0,2%, a menor alta desde outubro de 2009 e também abaixo da previsão de +0,4%. O HCPI anual apresentou +0,1%.
Na média de 2014, a inflação anual na Alemanha ficou em +0,9%, o nível mais baixo desde 2009. No ano de 2013 a taxa havia sido de +1,5%.
A energia foi o principal fator para a desaceleração da inflação no país, com uma queda de 6,6% nos preços em dezembro ante mesmo mês de 2013. Por outro lado, os preços dos serviços subiram 1,4%. Fonte: Market News International.