A Petrobras divulgou nesta terça-feira, 6, posicionamento sobre uma possível redução de preços de combustível no mercado doméstico, conforme publicou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado hoje. Fontes da estatal informaram que a diretoria estuda alternativas para reduzir os preços e evitar a competição com distribuidoras, em função da disparidade entre os preços praticados no mercado doméstico e internacional. No posicionamento, a companhia informou apenas que a atual política evita repassar ao consumidor a volatilidade de preços “para mais ou para menos”.
“A política de preços da Petrobras visa não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico, seja para mais ou para menos”, informou o breve comunicado da estatal.
Diante do alto preço do combustível no mercado doméstico, com a gasolina até 60% mais cara que no mercado internacional, a Petrobras está atenta à movimentação de outras empresas distribuidoras que poderiam importar combustível. A estatal teme que as empresas decidam revender os combustíveis com preços mais competitivos. Por essa razão, segundo fontes próximas à estatal, a empresa tem discutido internamente a redução nos preços de seus combustíveis para evitar a competição e a entrada de novos concorrentes no mercado doméstico.
Até o momento, entretanto, não há uma decisão final. O tema tem sido discutido entre diretores executivos da companhia, e também levado à apreciação do conselho de administração, embora uma decisão formal dependa de sinalização também do governo federal.
De acordo com as fontes, o debate em torno da redução no preço dos combustíveis visa “proteger a posição de mercado” da companhia na revenda dos combustíveis como gasolina e diesel. “A Petrobras não pode manter o preço muito acima do mercado internacional por muito tempo, pois já há empresas se movimentando, em termos de logística, para aproveitar a oportunidade de importação”, informou uma fonte.