A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Guarulhos, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de março), criou nesta sexta-feira (13) a Central de Reclamação para Idosos. Dessa forma, o atendimento à pessoa idosa será prioritário e agilizado pelos técnicos do órgão. Criado há 28 anos, o Procon aproveita a data também para divulgar os principais avanços do setor.
Para a coordenadora do órgão, Vera Gomes, a criação da Central de Reclamação para Idosos será um facilitador para esse público, que muitas vezes é alvo de golpes. “Os idosos são alvos de inúmeros golpes como empréstimos consignados, troca de cartão, bilhetes premiados, entre outros. Diariamente o Procon Guarulhos recebe um grande número de reclamações de pessoas idosas vítima dos maus fornecedores e de estelionatários”, salienta.
Desde a criação do órgão, em 1992, além do atendimento tradicional de abertura de reclamações, foram criados diferentes serviços para o consumidor, como a plataforma Procon Digital em procon.guarulhos.sp.gov.br, na qual as reclamações são formalizadas online, a carta de informação preliminar (CIP) eletrônica, que encaminha a reclamação eletrônica diretamente ao fornecedor com o objetivo de evitar custo ao consumidor e dar maior agilidade na solução da reclamação, e o bloqueio de telemarketing, através do qual titulares de linha telefônica que não desejam receber ligações de telemarketing de qualquer segmento podem cadastrar os respectivos números e, assim, evitar contatos inoportunos.
O Procon implantou ainda o serviço de Desbloqueio de Senha para Nota Fiscal Paulista nas unidades do órgão, o Disque-Denúncia 151, que é um canal utilizado para orientação de consumo e formalização de denúncias, e o Procon Itinerante, através do qual técnicos do órgão percorrem diversos pontos da cidade prestando serviço de orientação ao consumidor e recebimento de denúncias.
Atendimentos
Em 2019 o Procon Guarulhos contabilizou 110.287 atendimentos aos consumidores, sendo 82.123 orientações, 10.857 atendimentos pelo Disque-Denúncia, 12.231 aberturas de reclamação e 5.076 audiências de conciliação.
Serviço
No caso de dúvidas ou denúncias o consumidor pode contatar o Procon por meio do Disque-Denúncia 151, pelo WhatsApp (11) 99656-9677 ou através de atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes endereços:
Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro. Telefone: 2468-0008 / Disque-Denúncia 151.
Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.
Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: 2484-1070.