Economia

De olho no Dia dos Namorados, shoppings têm protocolo com 20 metas de procedimentos para reabertura

Entidade que representa os shoppings faz pesquisa entre associados sobre horário máximo de 4 horas de funcionamento

Com o anúncio de que shoppings centers da Capital estão entre as atividades comerciais autorizadas a solicitar a reabertura a partir da próxima segunda-feira, 1º/06, a Alshop, associação que representa os lojistas de shoppings em São Paulo, prepara o plano para a retomada a ser entregue à Prefeitura paulistana, com base em documento já divulgado pela entidade no dia 15 de maio, com 20 metas de higiene e procedimentos.

Após a queda de receita com as portas fechadas no Dia das Mães, os lojistas miram o Dia dos Namorados para se recuperar. No entanto, se a autorização da Prefeitura for para funcionamento de apenas 4 horas por dia, a conta pode não fechar. Segundo a Alshop, as vendas devem representar de 20% a 25% do que no ano anterior, devido à baixa frequência de clientes, inseguros com relação à pandemia. “Estamos fazendo uma pesquisa entre nossos associados, já que nossa proposta é de funcionamento máximo de 8 horas por dia. Menos do que isso pode não compensar, já que há custos para se manter as lojas abertas e a perspectiva é de vendas menores”, explicou ao GuarulhosWeb o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto.

No Bom Dia SP, da Rede Globo, o Covas disse que a expectativa é de reabrir os estabelecimentos que tiverem os protocolos aprovados ainda na primeira quinzena de junho. “Nada reabre no dia 1º de junho. Iniciaremos o recebimento de protocolos das entidades representativas e a expectativa é de reabrir em junho. Dentro da primeira quinzena”, disse.

A Alshop representa um universo de 105 mil lojas distribuídas em 577 empreendimentos. Ainda segundo a associação, a decisão do governador João Doria, nesta sexta, de agrupar as cidades da Grande SP em sub-regiões, deve facilitar a flexibilização nesses municípios, que estão interligados à Capital, na prática.

Confira quais são as 20 metas que servirão de base para o protocolo de procedimentos dos shoppings da Capital:

1. Abertura de lojas de shopping em horário reduzido de atendimento: das 12h às 20h permitindo que os estabelecimentos funcionem em apenas um turno reduzindo o custo da operação. 65% dos lojistas concordam com esta medida segundo a pesquisa nacional da Alshop;

2. Controle de entrada dos clientes nas lojas conforme metragem do estabelecimento;

3. Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial;

4. A limitação da quantidade de clientes será seguida e informada por placas indicativos na entrada das lojas, bem como nas áreas comuns dos centros de compra;

5. Nos restaurantes com salão interno, será adotado maior distanciamento entre as mesas. Nas praças de alimentação, as mesas serão distanciadas ou terão seu uso alternado evitando aglomerações;

6. Em lojas âncora, de maior metragem, controlar o acesso dos clientes com funcionários, a fim de orientá-lo sobre os novos procedimentos;

7. Mapear a distância entre clientes com identificação nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso, como tem sido usado nos supermercados, bancos e casas lotéricas.

8. Usar unifilas ou outro suporte para distanciar os clientes dos atendentes do caixa. Outra solução é instalar placas de acetato nos caixas das lojas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda ou máquinas de cartões devidamente higienizadas. As placas de acetato serão higienizadas, seguindo um protocolo igualmente rígido assim como os pin-pads que serão revestidos com papel filme facilitando a higienização a cada operação;

9. Os colaboradores das lojas usarão materiais de proteção individual como máscaras, protetores faciais (face shields), álcool gel, luvas, para os que lidam com papel moeda;

10. Os colaboradores terão limite de espaço nos locais comuns específicos e na mesa de almoço, em refeitórios não poderão ficar frente a frente com outros funcionários, e itens como talheres não serão compartilhados;

11. Os bebedouros só poderão ser utilizados com copos, para evitar contaminação por saliva;

12. Não serão recomendadas as provas de peças em provadores, mas caso haja necessidade e as cabines estão sendo higienizadas. A devolução de peças após a prova deverá ser feita em um roller ou em um balcão de apoio;

13. A fila de provadores               deverá ter marcações no chão, respeitando o distanciamento entre os clientes;

14. Nas lojas está sendo reforçada a higienização total de provadores (porta, mecanismo de abertura e travamento e espelho);

15. Em lojas de sapatos serão fornecidas meias descartáveis para prova de calçados e marcadores de piso para manutenção do distanciamento social. Bancos comuns nestes estabelecimentos já estão sendo higienizados com frequência;

16. Se houver bancos no interior da loja, alguns assentos deverão permanecer bloqueados para que nenhum cliente sente ao lado do outro. Será necessário disponibilizar um e bloquear o outro;

17. Rádios comunicadores (HT’s), microfones de alto-falantes do sistema de som e mesa interna serão higienizados a cada troca de equipe; o sistema interno das lojas irá reforçar as orientações aos clientes durante todo o tempo em que a loja estiver aberta;

18. A loja fará limpeza e higienização constante das áreas comuns como piso, espelhos entre outros equipamentos;

19. Na área destinada aos funcionários, itens como geladeira e microondas serão higienizados com maior frequência e o intervalo de café e almoço ou jantar serão espaçados para evitar aglomerações;

20. Itens metálicos como abertura de cofre, caixa de troco e chaves serão de acesso mais restrito. Chaves para abertura e fechamento ficarão em área segura e higienizados antes e após o uso.

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