Economia

ACE-Guarulhos e Facesp oferecem plano emergencial de crédito para pequenos empresários

Parceria da Facesp com o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito até o fim de dezembro

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), por meio de uma parceria firmada entre a Federação da Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Banco do Brasil (BB), disponibiliza um programa emergencial para ajudar os Microempreendedores Individuais (MEIs) e as micro e pequenas empresas (MPEs).

É a segunda iniciativa com o objetivo de facilitar o acesso de pequenos empresários às linhas de financiamento. Após lançar seu programa de acesso ao crédito por meio da ACCredito Sociedade de Crédito Direto (SCD), o convênio entre a Facesp e o BB amplia o acesso dos MEIs e das MPEs ao crédito para capital de giro, disponibilizado por meio do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC).

Por ser emergencial, esta linha de financiamento será oferecida somente até dia 31 de dezembro de 2020. Os canais para contração são o BB Digital PJ (aplicativo ou pelo site) e as agências do banco. Não é necessário ser cliente do Banco do Brasil para ter acesso ao crédito. 

Sobre o crédito

A linha de financiamento está disponível para empreendedores e empresas que tiveram um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões no último ano-calendário (encerrado no dia 20 de março de 2020).

Além disso, o requerente precisa ter realizado vendas por maquininhas de cartão. Ele também não pode possuir outras operações de crédito ativas garantidas por recebíveis de cartão, além de não poder ter registro de Manutenção de Domicílio Bancário (MDB) em outra instituição financeira.

O valor do crédito é limitado a R$ 50 mil e o prazo para pagamento é de 36 meses – com um semestre de carência incluso. As taxas de juros são de 6% a.a., capitalizados durante a carência, exigíveis juntamente com as parcelas de principal.

O pagamento será feito por meio do débito diário das parcelas, com utilização do saldo retido em conta vinculada proveniente da agenda cedida (8% dos recebíveis de cartão). Caso o valor retido em conta vinculada não seja suficiente, poderão ser acessados os recursos faltantes na conta de depósitos do cliente na data base da operação.

Presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves afirmou que o programa é uma alternativa para amenizar as dificuldades de caixa das empresas guarulhenses neste momento de pandemia.

“A parceria entre a Facesp e o BB é fundamental para auxiliar os empresários de todo o Estado de São Paulo, inclusive os de Guarulhos, neste cenário de incerteza em que vivemos. Cerca de 250 mil empreendedores paulistas terão acesso a uma linha de financiamento com condições especiais. Esta medida, com certeza, dará o fôlego necessário para que milhares de empresas mantenham suas portas abertas, bem como, seus postos de trabalho ativos”, completou.

Posso ajudar?