Cerca de 115 mil alunos da rede municipal de ensino, distribuídos entre 132 escolas da prefeitura, voltam às aulas nesta quarta-feira. O recesso envolveu todos os estudantes da pré-escola, educação fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com exceção das creches.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o retorno às atividades escolares está sendo realizado no meio da semana, porque na segunda e terça-feira, os professores participaram do planejamento referente ao segundo semestre, conforme planejamento do calendário escolar deste ano.
De acordo com a Secretaria, não haverá nenhuma operação especial de volta às aulas, no entanto estão previstas para o cronograma do próximo semestre, ações voltadas para a semana da pátria e do professor. O material escolar utilizado pelos alunos municipais continua o mesmo, até o fim do ano.
Ao contrário da rede municipal de ensino, as escolas da rede estadual têm autonomia para definir o seu próprio calendário. Conforme informações da Secretaria de Estado da Educação, as unidades escolares devem cumprir 200 dias letivos ao longo do ano, por isso é possível que a volta às aulas aconteçam em datas diferentes.
O material didático para os alunos da rede estadual, sofre alterações, porque serão distribuídos outros livros, de acordo com o bimestre a ser estudado. O município de Guarulhos abrange 173 escolas estaduais, onde estudam cerca de 188 mil alunos.