A Secretaria de Meio Ambiente criou um programa de educação ambientado voltado para o público infanto-juvenil: o Horto Escola. Trata-se de um passeio monitorado seguido de oficina de arborização, palestras, jogos educativos e plantio de árvores. A iniciativa será lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 13, às 9h30, no Horto Florestal (Estrada do Morro Grande, 3.888, Água Azul), com a presença de mais de 20 alunos do Centro de Recreação Infantil Peter Pan, do Picanço.
As atividades gratuitas são destinadas a alunos de escolas públicas e particulares que cursam o ensino fundamental ou médio. As oficinas acontecerão todas as terças e quintas, em dois horários: às 9h e às 14h. Para participar, basta a escola fazer o agendamento pelo telefone 2436-1329 ou pelo e-mail [email protected]. As inscrições já estão abertas.
A atividade começa com uma palestra na sala de vídeo. Depois, com as mãos na terra, as crianças aprendem como se inicia o processo de germinação das sementes, que são plantadas nas bandejas. Posteriormente, elas retiram as mudas dos tubetes – pequenos tubos cilíndricos onde ficam as mudas – e transportam para embalagens plásticas com terra adubada, que são levadas para a estufa. Na segunda fase da oficina, as mudas de árvores cujas raízes já se desenvolveram são plantadas pelos alunos em berços ao ar livre, onde elas se adaptarão às variações de temperatura, ao sol e à chuva, para depois chegarem às praças e jardins da cidade.
A oficina também prevê a realização de jogos educativos, entre eles o dominó gigante, com perguntas e respostas, o quebra-cabeças de madeira e o jogo-da-velha. No encerramento acontece um piquenique dentro da minifloresta, que tem área de estar com mesas e bancos. A iniciativa faz parte do Programa Ilhas Verdes (PIV) e tem a finalidade de conscientizar o público infanto-juvenil sobre a importância da arborização, para reduzir o número de depredações de mudas nas áreas urbanas.