Evento no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, 28, anunciou a abertura das inscrições para o programa Rede Ensino Médio Técnico. Na ocasião estiveram presentes o governador Geraldo Alckmin e o secretário de educação, Herman Voorwald. Criado em julho, o projeto é uma parceria entre o poder público e 231 instituições de ensino profissionalizante, que oferecerá qualificação gratuita em nível técnico. Cerca de R$ 60 milhões devem ser investidos nos cursos.
Os alunos terão a opção de permanecer cursando o Ensino Médio na rede estadual enquanto complementa sua formação com o técnico nas instituições particulares. Em todo o estado, serão oferecidos 417 cursos, contemplando 58 especializações, totalizando 30 mil vagas. Estudantes a partir da 2ª série do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever até 14 de outubro através do site http://www.educacao.sp.gov.br/, no qual é possível encontrar a relação de vagas.
No caso de as inscrições excederem o número de vagas, será realizado um sorteio proporcional a todas as regiões para definir a ocupação dos cursos. O início das aulas está previsto para novembro. A partir de fevereiro de 2012, mais 100 mil vagas serão oferecidas através de um novo edital, que deve selecionar turmas já para o segundo semestre daquele ano.