As escolas estaduais, a partir deste ano, passarão a contar com professores-auxiliares. O objetivo é que estes profissionais ajudem os docentes titulares na assistência a alunos dos ensinos Fundamental e Médio que necessitarem de atenção suplementar no processo de aprendizagem. Em Guarulhos são 173 unidades de ensino que poderão receber o benefício.
A nova função poderá ser atribuída a docentes titulares e estáveis ou a candidatos à contratação temporária e os professores só poderão assumir o posto caso não haja classes ou aulas regulares vagas nas respectivas diretorias regionais de ensino.
Além disso, haverá, também, o sistema de recuperação intensiva, que possibilitará a formação de classes para até 20 estudantes em quatro etapas do Ensino Fundamental que visam melhorar o desempenho dos estudantes.
A primeira etapa será organizada como classe do 4º ano, constituída por alunos que apresentarem defasagem em relação à expectativa definida para os três anos anteriores; a segunda será como turma do 5º ano, e também atenderá estudantes que necessitem frequentar mais um ano letivo no Ciclo I para terem condições de dar prosseguimento aos estudos no 6º ano; a terceira etapa será organizada como classe do 7º ano, formada por estudantes que, após o término do 6º ano, ainda demandarem reforço para o próximo curso; e a quarta formará turma do 9º ano e atenderá àqueles alunos que necessitarem frequentar mais um ano, além dos quatro do Ciclo II, para estarem aptos a continuar os estudos no Ensino Médio.
Os professores-auxiliares são docentes habilitados para o exercício do magistério que, em sua maioria, já atuam na rede de ensino e tem vínculo funcional com a Secretaria Estadual da Educação. O número de docentes será definido após o fim do processo de atribuição de aulas, a ser realizado entre os dias 23 e 31 de janeiro.