No ano passado, 65 escolas estaduais em Guarulhos foram atendidas pelo Plano de Manutenção da Secretaria da Educação, projeto criado para agilizar o processo necessário à execução de reparos nos prédios escolares. Foram 68 obras realizadas que totalizaram R$ 17 milhões em investimentos.
Segundo a Secretaria Estadual de Ensino, houve um significativo aumento no número de reformas e manutenção nas escolas. O volume de recursos investidos na manutenção dos prédios foi o maior dos últimos 20 anos. De 2008 até 2011, foram concluídas cerca de 16,8 mil obras, que representaram um investimento de R$ 1,5 bilhão, em todo o estado. Antes, essas intervenções poderiam levar até dois anos para serem finalizadas por conta da necessidade de processo licitatório para cada serviço. Pelo programa, a concorrência pública é feita de forma antecipada.
Para dinamizar o processo, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), elaborou, por meio de concorrência pública, uma Ata de Registro de Preço (ARP) de serviços de manutenção, conservação, reforma, na qual foram relacionados aproximadamente 1,8 mil tipos de intervenções que podem ser realizadas nas escolas sem a necessidade de processo licitatório.