Educação

Secretário da Educação promete entrega de mais sete CEUs até o final do ano

Com as novas unidades, Almeida deve terminar gestão com 10 centros entregues

Em entrevista exclusiva ao HOJE, o secretário de Educação, Moacir de Souza, afirmou que até o final deste ano a cidade receberá mais sete Centros de Educação Unificada (CEU), cumprindo a meta dos dez projetos estimados pelo prefeito Sebastião Almeida.

"Nós já temos três funcionando plenamente e agora estamos com obras avançadas para que a meta seja atingida até o final do ano e a cidade receba esses importantes equipamentos", ressaltou Souza.

Ao todo são nove CEUs que estão em obras atualmente, cada um em um nível diferente de construção. O CEU Bambi, por exemplo, já está na fase de finalização das obras da piscina e do ginásio de esportes, e o Otawa/Uirapuru, que teve um ginásio entregue no final do ano passado, agora já está em fase de conclusão.

Além desses, haverá os CEUs Rosa de França, que até então seria uma escola porque o projeto estava passando por análises para assegurar a construção de uma piscina; Parque São Miguel; Itapegica; Jardim São Domingos/Mikail; Taboão; Jardim Cumbica, onde a Prefeitura doou uma escola para o Governo do Estado para que a escola estadual existente no local possa ser derrubada e o novo equipamento erguido no lugar; e o Ponte Alta, todos com obras em estágios avançados.

"Não posso afirmar exatamente quais serão entregues até o final do ano, porque quando dependemos de obras sabemos quando começa mas nunca temos certeza de quando serão concluídas. Mas garantimos que sete destas unidades serão entregues até dezembro deste ano", ressaltou Souza.

Além disso, a cidade ainda receberá mais dois centros que atualmente estão na fase de licitação, o Bonsucesso e o Continental – que, em outubro do ano passado, recebeu a Certificação do Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), selo destinado à construção sustentável, pelo projeto arquitetônico, se tornando o primeiro empreendimento do Brasil a alcançar a maior notada já conquistada no país.

Centros visam novo modelo educacional

Geograficamente bem espalhados pela cidade, o que beneficia toda a população, cada obra é orçada em, aproximadamente, R$ 15 milhões e conta com ginásio, piscina, biblioteca, além de escolas e outros equipamentos destinados a comunidade.

"Os CEUs visam a compreensão de um novo modelo de educação, já que a escola com sala de aula, giz e apagador está ultrapassada e nós temos a necessidade de avançar. Além disso, representam essa ideia que a aprendizagem é na sala de aula, mas também através do ginásio de esportes, piscina entre outros", afirmou Souza.

Posso ajudar?